Os livros digitais e a crise: como tirar vantagem (vídeo)
PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2020
Na live do ColabPublishNews, desta terça, Camila Cabete, da Kobo, irá explicar como as editoras podem ampliar duas vendas digitais nesse momento de crise. Conversa vai ao ar nesta terça, às 14h. #MomentoHomeÓcio

Na quinta live do projeto ColabPublishNews, Camila Cabete, country manager da Kobo no Brasil, fala sobre como a empresa nipo-canadense tem se organizado para dar apoio a editoras nesse momento e deu dicas de como apostar da melhor forma nos e-books.

Por conta do isolamento social, Camila contou que a Kobo tem ganhado novos clientes e que as pessoas em casa, na sua visão, estão sim lendo mais. Para incentivar ainda mais a leitura, a empresa criou uma página com livros de graça para as pessoas experimentarem.

Mesmo com o aumento crescente dos e-books e audiolivros no mercado, Cabete comentou que um dos principais obstáculos é o fato das editoras ainda não pensam no marketing voltado para o livro digital. “Temos todas as ferramentas, o problema é as pessoas conhecerem essas ferramentas e usarem”.

Dentre as iniciativas da Kobo, Camila falou sobre o uso dos promocodes e citou casos de sucesso, como a da HarperCollins, que durante a live do autor Thiago Nigro (Do mil ao milhão) soltou um promocode para o público e até a parceria com alguns clubes de leitura que enviam os códigos promocionais para os associados que não receberam a caixa do mês a tempo. “A Kobo também tem feito páginas especiais para quem tem bastante conteúdo, como uma loja da editora dentro da Kobo”, contou.

A conversa também entrou no assunto algoritmos e da inovação. Para Camila, inovação “é se apropriar dos meios que a gente já tem pra fazer algo novo” e ainda deu dicas de como uma editora pode entrar para o “mundo digital”. “A primeira coisa é digitalizar o catálogo [...] depois começa o trabalho de marketing e divulgação. Requer investimento e requer tempo, nada é automático”, frisou.

[14/04/2020 10:00:00]