‘Descubram os audiolivros! Quando está sozinho em casa, eles podem ser um grande entretenimento’
PublishNews, Lorenzo Herrero, 14/04/2020
Terceiro entrevistado da série Papo de Confinamento é Jens Klingelhöfer, CEO da Bookwire

Jens Klingelhöfer | © Divulgação
Jens Klingelhöfer | © Divulgação
Na edição desta terça-feira, a entrevista da série Papo do Confinamento é com Jens Klingelhöfer, CEO e cofundador da Bookwire. Na entrevista que concedeu a Lorenzo Herrero, editor do PublishNews em Espanhol, Jens falou como está a vida durante esse período de isolamento social na Alemanha, onde mora, e nos oferece a visão da crise a partir de uma empresa do setor editorial focada nos serviços digitais. A situação na Alemanha será chave para saber se a Feira do Livro de Frankfurt, em outubro, será ou não o ponto de retomada dos encontros internacionais do mercado editorial.

PublishNews – Como você analisa que a pandemia afeta o mercado do livro? Quais áreas ou empresas sofrem mais?

Jens Klingelhöfer - O mercado do livro em seu conjunto sofrerá com a crise, especialmente as pequenas editoras e livrarias independentes e também os numerosos trabalhadores autônomos que não conseguem suportar períodos mais longos sem renda. Esperamos que as restrições sejam gradualmente suspensas o mais breve possível para que editores e livreiros possam voltar aos seus negócios.

PN - O que você acha que os profissionais e as empresas do setor do livro podem fazer para minimizar essas perdas?

JK – Antes de tudo, devem reduzir os gastos o mais rápido possível. Depois, é necessária uma ajuda profissional para tirar proveito de todas as medidas e programas de ajuda dos governos. Por fim, sugiro fortalecer as áreas de negócios que ainda podem gerar faturamento: produtos digitais e o comércio eletrônico.

PN – Como você avalia o impacto da pandemia no mercado de livros digitais?

JK - Creio que esta crise dará um impulso na digitalização. Os clientes finais provarão e utilizarão mais produtos digitais, mas as empresas também repensarão seus processos e talvez implementem ideias que já estavam no ar há muito tempo. Há oportunidade em cada crise, devemos aproveitá-las!

PN – Como o vírus afetou a sua vida profissional até agora?

JK – A Bookwire tem uma equipe global e está acostumada a gerir os negócios por meio de chats, videochamadas e muitas ferramentas de colaboração on-line. Assim, como empresa digital, estamos bem preparados e podemos trabalhar a distância, sem problemas. No entanto, a falta de contato social é notável. Na Alemanha, as restrições não estão tão severas como na Itália ou na Espanha. Ainda podemos nos mover livremente, mas há uma clara proibição de contato. As ruas estão vazias, os restaurantes, a maioria das lojas e as escolas estão fechados, com nossos filhos em casa. É uma atmosfera muito especial nesse momento, mas estou positivamente surpreendido com a união de todos e com a adesão das novas regras impostas pela crise. Seria bom se pudéssemos manter um pouco que seja dessa coesão social e empatia, inclusive depois da crise.

PN – O que recomenda às pessoas durante essa quarentena?

JK – Minha primeira sugestão não é um livro, mas que as pessoas sejam criativas: organize suas reuniões virtuais com bebidas (pode ser muito divertido!) e mantenha contatos com seus colegas e amigos sempre que possível. E quando se trata de livros, recomendo que vocês descubram os audiolivros. Especialmente quando está sozinho em casa, os audiolivros e os podcasts podem ser um grande entretenimento.

PN – Qual será a primeira coisa que você fará quando tudo isso acabar?

JK – Em primeiro lugar, espero que nós, como amigos, colegas e sociedade superemos bem este momento difícil e que nossos políticos tomem decisões sensatas para todos nós. Assim que tudo passar, a primeira coisa que quero fazer é pegar os meus filhos e visitar meus pais. Eles estão sozinhos, o que não é fácil. Feito isso, quero comer, beber e me divertir com meus amigos e colegas. Há muito o que fazer para recuperar o atraso!

[14/04/2020 06:30:00]