A estreia de Eduardo Galeano na lista dos mais vendidos
PublishNews, Redação, 13/04/2020
Em mais uma semana atípica, muitos livros de ‘cauda longa’ brotaram no ranking, entre eles, ‘As veias abertas da América Latina’, escrito pelo uruguaio

Em mais uma semana atípica, muitos livros de ‘cauda longa’ brotaram no ranking, entre eles, ‘As veias abertas da América Latina’, escrito pelo uruguaio Eduardo Galeano
Em mais uma semana atípica, muitos livros de ‘cauda longa’ brotaram no ranking, entre eles, ‘As veias abertas da América Latina’, escrito pelo uruguaio Eduardo Galeano
Em mais uma semana atípica na lista dos mais vendidos, com números muito baixos de vendas, os títulos de “cauda longa” apareceram com força. São livros que, em situações normais, não vendem o suficiente para ocupar postos na lista, mas que, com a queda nas vendas provocada pelo fechamento das lojas físicas, eles despontaram.

Neste sentido, o destaque da semana vai para As veias abertas da América Latina (L&PM Pocket), do uruguaio Eduardo Galeano. O título ocupa a terceira posição do Ranking Geral, com 414 cópias vendidas na semana.

Outro Eduardo divide o pódio com Galeano. Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, estreou como líder da semana, com 848 exemplares vendidos. Mais esperto que o diabo (CDG), com 614, ficou com a prata.

Além dos livros dos dois Eduardos, a lista trouxe outras 11 novidades. Em Ficção foram três. Ocupando as posições 16 e 17, estão dois clássicos. Com 50 exemplares vendidos, apareceu O morro dos ventos uivantes (Principis), de Emily Brontë, e com 47, o box Jane Austen (Martin Claret). Ainda em Ficção, estreou, na lanterninha, Só você pode curar seu coração (Outro Planeta), de Jey Leonardo, com 43 cópias vendidas.

Voltando a falar de clássicos, três deles aparecem em Infantojuvenil: O Pequeno Príncipe (Vozes Pocket), em 12º, com 68 cópias; Anne de Avonlea (Autêntica), de Lucy Maud Montgomery, em 14º, com 45, e o box Pollyanna (Pandorga), de Eleanor Porter, em 19º, com 33. Ainda em Infantojuvenil estreou Hi gorgeous! (Pixel), de Anna Layza, em terceiro lugar, com 154.

Ao lado de As veias abertas da América Latina, estrearam em Não Ficção mais dois livros: Necropolítica (N-1 Edições), de Achille Mbembe, e Diário – A misericórdia divina (Paulus). Os dois ficaram empatados na 18ª posição, com 48.

Em Autoajuda, a novidade foi Novena do Espírito Santo (Paulus). O título ocupa o 15º lugar, com 65. Em Negócios, o outro estreante é O mito do empreendedor (Fundamento), de Michael E. Gerber. Foram 39 cópias vendidas, número suficiente para colocar o título na 18ª posição da categoria.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, com nove títulos. A Planeta ficou em segundo, com oito. O bronze ficou partilhado entre o Citadel Grupo Editorial e a Pandorga.

[13/04/2020 12:00:00]