Como a impressão por demanda pode ajudar a enfrentar a crise? (vídeo)
PublishNews, Redação, 03/04/2020
Na live do ColabPublishNews, desta sexta, Anselmo Bortolin, da UmLivro, vai explicar como a impressão sob demanda pode ajudar as editoras a minimizar os efeitos da crise da covid-19 no setor editorial. #MomentoHomeÓcio

No terceiro episódio do ColabPublishNews – Momento Home Ócio, Anselmo Bortolin, CEO da UmLivro, plataforma referência na tecnologia no Brasil, fala sobre como a impressão por demanda (POD do inglês print on demand) pode ajudar nesse momento.

Um dos efeitos da pandemia no setor editorial é a suspensão de lançamentos. Editoras pisaram no freio e adiaram a publicação de títulos nesse momento de incertezas. O POD pode ser uma solução para esta questão, já que possibilita que as editoras continuem publicando seus livros que só serão impressos depois de vendidos, diminuindo seus investimentos e evitando custos de estocagem, por exemplo.

Na conversa, Anselmo contou que notou aumento nas vendas desde o fechamento das lojas físicas e que a sua interligação com diversos marketplaces permite que o livro esteja disponível a milhares de potenciais leitores.

Ele ressaltou que a solução pensada pela UmLivro não onera a editora ao transformar o custo fixo da impressão por um custo variável, que é realizado de acordo com o que é vendido.

Anselmo adiantou ainda algumas novidades, como a integração da UmLivro ao catálogo da Ingram, que tem permitido a impressão e venda de livros importados aqui no Brasil e ainda uma parceria com as livrarias Martins Fontes Paulista e Plana, que permitiu que os títulos do catálogo da UmLivro estejam disponíveis também nas lojas físicas (quando essas voltarem a abrir suas portas, claro).

[02/04/2020 09:00:00]