Prêmio AEILIJ de Literatura divulga seus finalistas de 2020
PublishNews, Redação, 26/03/2020
Vencedores serão conhecidos no dia 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Literatura Infantil

A Associação de Escritores e Ilustradores da Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) anunciou os finalistas da terceira edição do Prêmio Aeilij de Literatura.

“Nosso júri teve muita dificuldade para a seleção, dada a qualidade literária dos participantes. Recebemos livros de todo o Brasil, de editoras pequenas, grandes, independentes. Foi um concurso tremendamente democrático”, ressaltou Rosana Rios, presidente da entidade.

O prêmio reconhece o trabalho em três categorias, para cada uma delas, foram selecionadas cinco obras.

Em Literatura Infantil, os finalistas são: Deu limerique na casa do bicho (Cortez), com texto de Alex Gomes e ilustrações de Cris Alhadeff ; Festança (Biruta), com texto de Edith Chacon e ilustrações de Fran Junqueira; Minha família Enauenê (FTD), de Rita Carelli e ilustrações de Anabella López; O acordeão vermelho (Caleidoscópio), de Kátia Gilaberte e ilustrações de Luciana Grether, e Ora bolas (Piu), de Paula Taitelbaum.

Ilustração de Luciana Grether para o livro 'Cascudinho – o peixe contador de histórias'
Ilustração de Luciana Grether para o livro 'Cascudinho – o peixe contador de histórias'

Em Literatura Juvenil, os finalistas são A roda da vida (Panda Books), de Manuel Filho; Caleidoscópio de vidas (FTD), de João Anzanello Carrascoza; Estou aqui se quiser me ver (Moderna), de Tânia Alexandre Martinelli; Traços (Metamorfose), de Liz Quintana, e Vlado (Caleidoscópio), de Kuri (Maria Beatriz F. De Souza).

O prêmio reconhece ainda a obra Trago na boca a memória do meu fim (Ática), de Ricardo Azevedo como Hors Concours nesta categoria.

Em Conjunto de Ilustrações, os finalistas são A menina e a planta (Madrepérola), que recebeu ilustrações de Andréia Vieira; Cadê o livro que estava aqui? (FTD), de Jana Glatt; Cascudinho – o peixe contador de histórias (Brasil), de Luciana Grether; Motosblim, a incrível enfermaria de bicicletas (Entrelinhas), de Marcelo Velasco, e O filho querido de Olokun (Pallas), de Clara Zúñiga.

Todos os finalistas receberão um certificado, que será virtual por enquanto. Os ganhadores serão divulgados no próximo dia 18, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.

[26/03/2020 09:00:00]