Quem mexeu na lista dos mais vendidos?
PublishNews, Talita Facchini, 20/03/2020
Lista dos mais vendidos desta semana teve cinco estrantes. Destaque para o retorno do best-seller 'Quem mexeu no meu queijo', de Spencer Johnson e estreia da youtuber Luluca, com 'Luluca – No mundo dos desafios'.

Spencer Johnson | © Arquivo familiar / Christian Johnson
Spencer Johnson | © Arquivo familiar / Christian Johnson
Escrito em 1998 pelo psicólogo Spencer Johnson, Quem mexeu no meu queijo? (Record) é uma parábola que se mantém atual e que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos que as pessoas buscam. A história acompanha quatro personagens: dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores que vivem em um labirinto, numa eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz felizes. Em uma metáfora onde o queijo representa os desejos e o labirinto o local onde as pessoas procuram por isso, o autor ajuda o leitor a lidar com mudanças e a viver com menos estresse. Em um tempo onde temos que acatar ao isolamento social, o livro pode ser de grande ajuda. Talvez por isso, a nova edição da obra fez sua estreia na lista dos mais vendidos em Autoajuda ao vender 700 exemplares. Duas semanas atrás, destacamos a chegada de Picos e vales, também de sua autoria.

Youtuber e influencer, Luluca | © Redes Sociais
Youtuber e influencer, Luluca | © Redes Sociais

Por falar em quarentena, ela pode ajudar a explicar um fenômeno na lista. Em relação à semana passada – quando a lista apresentou aumento de 7% nas vendas –, os números gerais desta semana apresentaram queda de 9%. Se por um lado, isso demonstra que o isolamento social já dá as suas caras na lista, por outro chama a atenção para outro aspecto. De todas as categorias, uma única apresentou crescimento: a de Infantojuvenil. O crescimento foi de 10%. Afinal, os pais precisam dar algum entretenimento aos seus filhos, presos dentro de casa. Nesta categoria, destaca uma estreante: a youtuber Luluca, que garantiu o primeiro lugar de Infantojuvenil e o quinto da Lista Geral ao vender 2.407 exemplares. Não à toa, o seu livro, Luluca – No mundo dos desafios (Astral Cultural) é cheio de jogos e desafios para entreter o pequeno leitor isolado dentro de casa.

Por uma coincidência, todas as categorias trouxeram estreantes nessa semana. Em Ficção entrou O tatuador de Auschwitz (Planeta), romance histórico escrito por Heather Morris, com tradução de Pete Rissati e Carol Caires Coelho. O livro vendeu 292 exemplares e garantiu o 16º lugar da lista. Em Não Ficção, o estreante foi A guerra contra o Brasil (Estação Brasil), novo livro do sociólogo Jessé Souza, com 232 exemplares. E em Negócios, o estreante foi Vade Mecum Saraiva 2020 (Saraiva) que ocupou o 6º lugar da lista ao vender 873 cópias.

Na Lista Geral desta semana, Mais esperto que o diabo (CDG) continua com o primeiro lugar com 3.846 exemplares vendidos. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) ficou em segundo lugar com 3.116 e O milagre da manhã (BestSeller), com o terceiro e 2.789 cópias vendidas.

No ranking das editoras, o Grupo Companhia das Letras ficou com o ouro ao emplacar 14 exemplares na lista. A prata ficou com a Intrínseca, com 11 e o bronze com a Citadel Grupo Editorial, com sete livros na lista.

[20/03/2020 10:20:00]