Presentão: Vizinha assume aluguel de livraria de Porto Alegre
PublishNews, Redação, 19/03/2020
Diante da pandemia de coronavírus, vizinha disse: ‘É um presente, não quero nada em troca. Pra mim é muito importante a presença de vocês aqui na rua’

Livraria Taverna de Porto Alegre tem uma vizinha generosa e consciente da importância da livraria para a sua comunidade| Redes sociais da livraria
Livraria Taverna de Porto Alegre tem uma vizinha generosa e consciente da importância da livraria para a sua comunidade| Redes sociais da livraria
É de se esperar que as recomendações de isolamento social afetem diretamente o comércio de produtos que não sejam álcool gel, comida congelada e papel higiênico. Livreiros estão, com muita razão, muito preocupados com os seus negócios. Quem pode, ainda os mantém abertos, oferecendo a clientes produtos sanitizantes, um atendimento menos caloroso, sem apertos de mão, abraços ou eventuais beijinhos na bochecha e ainda opções de venda por telefone e entrega em casa.

Em Porto Alegre, a Livraria Taverna é um desses comércios que externalizou a sua preocupação com a situação. Pelas suas redes sociais, fez um apelo: “Estamos vivendo um momento delicado que exige responsabilidade e colaboração de todos. (...) Nós, assim como tantas outras pequenas livrarias, estamos desamparados. O faturamento está menor a cada dia e as contas não param de chegar (...) Durante as semanas de contenção da pandemia, estamos estimulando a compra de livros por telefone, pelo what's e pelo nosso site. Entregamos de bicicleta e motoboy (para residentes de Porto Alegre/RS) e para todo o Brasil via Correios”.

Depois desse desabafo, Ederson Lopes, um dos sócios da livraria, recebeu uma ligação, no mínimo, insólita. “Recebi um telefonema hoje que me deixou estático, sem reação. Era uma vizinha e cliente aqui da livraria, ela queria saber o valor do nosso aluguel. Achei aquela pergunta meio estranha e invasiva, mas acabei falando o valor”, escreveu nas suas redes sociais.

A vizinha pediu a conta bancária e contou a sua decisão de pagar o aluguel do mês, que estava atrasado desde o último dia 5.

“É um presente, não quero nada em troca. Pra mim é muito importante a presença de vocês aqui na rua”, disse ao livreiro.

A vizinha misteriosa pediu anonimato e, por isso, o PublishNews não falou com ela.

[19/03/2020 08:00:00]