Pré-Flip: Elizabeth Bishop é tema de ciclo de palestras em SP
PublishNews, Redação, 09/03/2020
Ciclo da Autora homenageada da festa literária acontecerá ao longo de abril e maio. Programação completa será divulgada nas próximas semanas.

A partir da primeira semana de abril, começa o já tradicional Ciclo da Autora Homenageada da Flip, cuja edição de 2020 está marcada para acontecer de 29 de julho a 2 de agosto. Em colaboração com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285), a vida e a obra da poeta Elizabeth Bishop (1911-1979) serão discutidas com destaque para a relação que a autora norte-americana estabeleceu com o Brasil, país em que viveu por quase 20 anos.

A programação do ciclo abordará o intenso debate na imprensa e nas redes sociais gerado pela indicação de Bishop como homenageada da Flip ao final do ano passado. Serão encontros com especialistas na obra da escritora e personalidades destacadas por sua contribuição ao debate sobre a contemporaneidade. Entre os assuntos tratados, destacam-se a importância do trabalho de Bishop para a divulgação da poesia brasileira moderna no exterior; sua relação com a urbanista Lota de Macedo Soares, seu círculo de amigos, e a cidade no Rio de Janeiro; sua passagem por Minas Gerais; as abordagens das relações entre a vida e a obra dos artistas; uma reflexão sobre o papel das cartas publicadas postumamente; os desafios de traduzir sua obra para o português; a relevância e a atualidade da obra de Elizabeth Bishop; a atual cultura do “cancelamento” e a polarização geral dos debates nas redes sociais; as relações entre cultura e política no Brasil.

Os encontros do Ciclo da Autora Homenageada acontecerão ao longo de abril e maio e estarão disponíveis para acesso on-line três dias depois de realizados. Sua programação completa será divulgada nas próximas semanas nos sites da Flip e do Sesc São Paulo.

[09/03/2020 08:00:00]