Polêmico livro que fez papa Bento XVI pedir para retirar seu nome da capa chega à lista
PublishNews, Leonardo Neto, 06/03/2020
Por aqui, o livro foi publicado pela Fons Sapientiae trazendo não só o nome, mas a foto do papa emérito. O livro faz forte defesa ao celibato, o que foi considerado uma afronta ao papa Francisco.

O papa pediu, mas a editora brasileira não ouviu e seu nome sai ao lado do cardeal ultraconservador Robert Sarah em capa de livro considerado uma afronta ao papa Francisco | © Valter Campanato/ABr - Agência Brasil
O papa pediu, mas a editora brasileira não ouviu e seu nome sai ao lado do cardeal ultraconservador Robert Sarah em capa de livro considerado uma afronta ao papa Francisco | © Valter Campanato/ABr - Agência Brasil
No início desse ano, um episódio causou mal-estar no Vaticano. É que saiu por lá o livro Do profundo do nosso coração, que trazia na capa os nomes do papa emérito Bento XVI e do cardeal ultraconservador Robert Sarah. No seu conteúdo, uma forte defesa do celibato, o que foi considerado nos corredores da Santa Sé como uma afronta ao papa Francisco. Não demorou para que Bento pedisse para retirar seu nome do volume. Na época, Dom Georg Gänswein, secretário-particular do papa emérito, veio a público para dizer que pediu ao cardeal Sarah para retirar o nome de Bento XVI como coautor do livro e também para retirar a sua assinatura da introdução e das conclusões do volume.

Por aqui, contrariando o pedido do pontífice, a Fons Sapientiae publicou a edição em português trazendo não só o nome como a foto do papa emérito na capa do livro. Ali ele aparece não como coautor, mas como colaborador da obra que acaba de chegar à lista dos mais vendidos. Do profundo do nosso coração ficou na 12ª posição da categoria Não Ficção ao ter 387 cópias vendidas na sua semana de estreia.

A semana deu as boas-vindas também para Picos e vales (BestSeller / Record), de Spencer Johnson, mesmo autor do best-seller Quem mexeu no meu queijo?. Foram 508 cópias, número suficiente para levar o título à posição de número 15 de Negócios.

O Ranking Geral segue liderado por A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca). Foram mais 4.691 cópias para a conta do campeão de vendas de 2019. Em 2020, já foram 52,2 mil exemplares vendidos. O segundo livro ficou com Mais esperto que o diabo (CDG), com 3.832. Desperte seu poder (Buzz) alcançou a terceira posição com 3.288.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras dessa semana, com 13 títulos. A Intrínseca ficou em segundo, com 12 e a Sextante em terceiro, com nove.

[06/03/2020 10:00:00]