Na lista dessa semana, dois opostos
PublishNews, Leonardo Neto, 28/02/2020
‘Especialista em pessoas’, de Tiago Brunet, aparece pela primeira vez na lista apresentando uma solução para um ‘mundo ideal’ e 'Fahrenheit 451', de Ray Bradbury, distopia pura, é outro destaque da semana

Ray Bradbury e Tiago Brunet | © Alan Light / © Divulgação
Ray Bradbury e Tiago Brunet | © Alan Light / © Divulgação

Vamos pensar num mundo ideal. Nele, as pessoas se amam, perdoam e não julgam umas às outras. Bem diferente do mundo real, né? O coach gospel Tiago Brunet procurou tratar disso no seu livro Especialista em pessoas (Academia / Planeta), que acaba de estrear na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Por uma coincidência, o livro ocupa a posição de número três tanto na Lista Geral quanto na de Autoajuda. Foram 3.278 exemplares vendidos na semana de estreia. No livro, o sexto de Tiago na lista, ele defende que o mundo real mostra que o verdadeiro desafio está em administrar o outro.

Se o mundo ideal é utópico, muitas vezes a realidade se torna distópica. E é disso que se trata outro estreante de peso que aparece na lista pela primeira vez. Fahrenheit 451 (Biblioteca Azul / Globo), de Ray Bradbury, fez a sua estreia ocupando a posição de número 14 da Lista de Ficção, com 407 cópias vendidas. Mostrando-se bem atual, o livro descreve um governo totalitário, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura. Tudo e todos são controlados e as informações só chegam por uma única via oficial: aparelhos de TV instalados nas casas ou praças públicas.

Ainda em Ficção, apareceram outras duas novidades: De repente uma noite de paixão (Arqueiro), de Lisa Kleypas, com 338 e ocupando a posição de número 18, e Stranger Things: Cidade nas trevas (Intrínseca), de Adam Christopher, com 323 e na 19.

A editora Fons Sapientiae fez uma dobradinha e emplacou a biografia de Beto Oscar Romero, escrita por Angelo Amato, na sétima posição de Não Ficção, com 645 e Arrependimento – Porta da misericórdia, de Jorge Arturo Estévez, na 13ª posição de Autoajuda, com 605.

Com 4.276 exemplares vendidos, A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) segue liderando o Ranking Geral. Mais esperto que o diabo (CDG), com 3.434, ficou em segundo. Em terceiro, como já foi dito, ficou o estreante de Tiago Brunet.

O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca ficaram empatadas no topo do Ranking Geral das Editoras, com 13 títulos cada. O Citadel Grupo Editorial e a Sextante dividiram a prata, com sete cada. E o bronze foi para as mãos da Globo Livros, que emplacou seis títulos na semana.

E já que fevereiro chegou ao fim, vamos aos seus números. A sutil arte de ligar o foda-se fechou o mês em primeiro lugar, com 19.421 cópias vendidas. Do mil ao milhão (HarperCollins) ficou em segundo, com 13.540, e Mais esperto que o diabo fechou o mês em terceiro, com 12.923 exemplares vendidos.

[28/02/2020 08:00:00]