Tem crise? Tem, mas...
PublishNews, Leonardo Neto, 27/02/2020
Conheça os finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e de Vendas do Ano

Carolina Bueno, Corina Campos, Franciele Silva, Jeferson Bignardi e Telma Kobori disputam o Prêmio de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano de 2019
Carolina Bueno, Corina Campos, Franciele Silva, Jeferson Bignardi e Telma Kobori disputam o Prêmio de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano de 2019
Para o mercado editorial, o ano de 2019 pode não ter sido de bonança, mas, com certeza foi mais tranquilo do que 2018, quando viveu uma grande tempestade. Mesmo assim, a navegação nessas águas não foi coisa para amadores. Vender livros num cenário de retração e, ainda assim, abrir novos clientes, fazer crescer o faturamento e levar seus livros a postos da Lista dos Mais Vendidos foi missão para Profissionais com P maiúsculo. Mas há aqueles que, de um jeito ou de outro, conseguiram se destacar nessa conjuntura. Alguns deles apareceram entre os inscritos para o Profissional de Marketing e de Vendas do Ano do Prêmio PublishNews. Depois de analisar os mais diversos perfis, a nossa equipe escolheu os cinco finalistas que concorrem ao troféu que será entregue no dia 23 de março. São eles (em ordem alfabética): Caroline Bueno (Faro), Corina Campos (Rocco), Franciele Silva (Record), Jeferson Bignardi (Intrínseca) e Telma Kobori (Autêntica).

Agora, os cinco nomes serão submetidos a duas provas. Eles terão que conquistar votos populares (que terão peso um na contagem final) e também do júri composto por representantes das 17 livrarias que compõem a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews (peso dois).

Para conquistar votos populares, os candidatos e seus apoiadores poderão compartilhar a hashtag #PrêmioPublishNews junto com o link para a votação que pode ser acessado aqui até o dia 13 de março. Para votar, a pessoa precisará estar logada no Google e poderá dar um único voto.

O grande vencedor, que será conhecido no dia 23 de março, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros – São Paulo / SP), ganhará uma viagem para acompanhar a Jornada Profissional da Feira do Livro de Buenos Aires (28 a 30/04).

Interessados em participar da cerimônia precisam fazer uma pré-inscrição clicando aqui.

Nessa edição, o Prêmio PublishNews recebeu o apoio da Metabooks, da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Feira do Livro de Buenos Aires.

Conheça a trajetória de cada um dos finalistas.

Pescando nesse e naqueles outros lagos todos

Com 15 anos de experiência no mercado editorial, Caroline Bueno já teve passagem por diversas áreas nas casas onde trabalhou. Há dois anos, lidera a equipe comercial da Faro Editorial. Nesse período, a empresa reportou aumento no seu faturamento, crescimento nas vendas e ampliação da distribuição, conquistando nichos pouco explorados até então pela editora. “Nesta época de recessões, ela planejou um ataque imediato de ampliação de consignação e vendas em pontos menos convencionais e instituiu este plano em todos os demais clientes. ‘Se há crises de alguns, não há de leitores’, foi o seu lema. Assim, toda a sua equipe comercial esteve alinhada para não esmorecer diante de tantas notícias ruins neste período”, defendeu Pedro Almeida, sócio da Faro, na candidatura. Como resultado, a Faro conquistou o primeiro lugar na categoria de Ficção, com A garota do lago. Foram 94.459 cópias vendidas ao longo de 2019.

Uma Santa chamada Corina

Poucos sabem, mas o primeiro nome de Corina Campos é Santa. E como toda vendedora de livros, às vezes, tem que fazer alguns milagres. A candidatura da gerente nacional de vendas da Rocco foi endossada por Bruno Zolotar, diretor de marketing e comercial da empresa. No dossiê de candidatura, Zolotar afirma que, apesar de todos os prognósticos, a Rocco conquistou um crescimento muito acima do projetado para 2019. “Boa parte dessa performance veio da atuação da Corina”, disse o chefe. Zolotar faz uma diferença entre os “vendedores fazendeiros” e aqueles “caçadores”. Ele explica: “Fazendeiro é aquele profissional que cuida do seu cliente, trabalhando no dia a dia para que ele renda mais, trazendo bom resultado. Caçador é aquele que caça novos clientes e grandes pedidos que geram faturamento muito maiores para a empresa. Corina é uma caçadora por excelência”, diz ele. “Implacável e incansável em busca da meta a ser alcançada. Poucas vezes na minha vida profissional vi uma profissional com o ‘punch’ comercial e seriedade da Corina”, completa.

Do outro lado do balcão

Boa parte da carreira de Franciele Silva foi em livrarias. Depois de trabalhar 14 anos na área de compras da Livrarias Curitiba, ela aceitou, em 2018, o desafio de mudar de lado do balcão e gerenciar as vendas do Grupo Editorial Record. Mudou-se do Sul para São Paulo três meses antes do pedido de recuperação de Cultura e Saraiva. De acordo com Roberta Machado, quem endossa a sua candidatura, nesse ponto as duas varejistas eram responsáveis por 32% do faturamento da empresa. “Tendo esse cenário na frente, a Fran arregaçou as mangas e fez de 2019 um ano para ninguém da Record esquecer”, disse a vice-presidente da empresa. No ano passado, a empresa reportou crescimento de 34% sobre 2018. Para isso, a finalista reorganizou a estrutura de vendedores e representantes; definiu novas regras de reparte das tiragens, abrindo espaço para pequenos e médios varejistas; criou promoções criativas e conduziu uma aproximação entre comercial e financeiro para rever as políticas de crédito da empresa. Como resultado, a empresa fechou 2019 com uma redução da dependência da Saraiva e Cultura. “O share delas caiu de 32% para 21%”, disse Roberta.

A arte de ser campeão de vendas

Ao longo de 2019, a Intrínseca emplacou 30 títulos na lista dos mais vendidos, incluindo A sutil arte de ligar o foda-se, campeão absoluto de vendas dos dois últimos anos. Por trás desse trabalho, esteve Jeferson Bignardi. Ele começou a sua carreira em 2002 e já passou por diversas funções até entrar para a Intrínseca como promotor de vendas e ter conquistado postos até chegar a diretor comercial da empresa. A candidatura foi sustentada por Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca e vencedora da primeira edição do Prêmio. Para ela, o colega é “um profissional dedicado, detalhista e inspirador”. “Cabe ressaltar que os últimos anos foram especialmente desafiadores para todo o mercado editorial brasileiro. Portanto, o fato de o livro mais vendido nesse período, pelo segundo ano consecutivo, ter sido A sutil arte de ligar o foda-se, de Mark Manson, nos fez ter a certeza de que Jeferson Bignardi é o mais adequado para a premiação”, completa.

A rainha dos baixinhos

Paulista de Marília, Telma Kobori entrou para o livro pela porta da livraria. Trabalhou como livreira em Araraquara, também no interior de São Paulo, para onde se mudou para estudar Pedagogia. Desde então, tem dedicado a sua vida profissional ao livro. Passou pela Superpedido, Acaiaca, Alaúde, Thomas Nelson, DCL, Brinque-Book e, desde janeiro de 2019, está no Grupo Autêntica. Quem endossa a sua candidatura é Judith Almeida, gerente comercial da editora mineira. Ela ressalta que Telma coordena uma equipe de cinco divulgadoras e mais um grupo de distribuidores que fazem divulgação em escolas privadas. “Já é possível acompanhar nas vendas as adoções em nível nacional”, disse Judith. Além disso, Telma assumiu o atendimento aos clubes de leitura que tiveram forte expansão nos últimos anos, ajudando inclusive o editorial a desenvolver produtos exclusivos para esse canal. “Ela é uma vendedora nata. Não perde venda, luta pelo sucesso do cliente o tempo todo e chega nos objetivos, além de ter uma alegria constante no trabalho”, completa a sua madrinha no Prêmio.

[27/02/2020 11:00:00]