Na comparação com dezembro de 2018, a Saraiva conseguiu redução de 70% nas suas despesas operacionais, caindo de R$ 79,8 milhões para R$ 24 milhões.
O prejuízo líquido no período foi de R$ 9,5 milhões, resultado consideravelmente melhor do que o apurado no ano anterior, quando a empresa amargou prejuízo de R$ 146,5 milhões.
No período, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ficou negativo em R$ 3,3 milhões. Em dezembro do ano anterior, essa linha trazia a cifra negativa de R$ 75,6 milhões.
A boa notícia foi a melhoria da margem bruta, resultado da divisão do lucro bruto pelas receitas líquidas, que fechou dezembro em 37,3%, o que representa 31,8 pontos percentuais acima daquela registrada em igual período de 2018.
Com a divulgação do RMA de dezembro, há um consolidado (não auditado) do ano. Em 2019, a varejista alcançou receita bruta de R$ 697 milhões, o que representa queda 55% em relação ao apurado em 2018. A queda é justificada pelo fechamento de lojas (desde o pedido de recuperação judicial, a Saraiva fechou 32 unidades) e pela saída dos segmentos de informática e telefonia que inflavam o faturamento, mas não contribuíam com o resultado final.
O prejuízo líquido apurado entre janeiro e dezembro do ano passado foi de R$ 165 milhões. É um número negativo, mas melhor do que o apurado em 2018, quando a varejista teve prejuízo de R$ 301 milhões.
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