A GfK, que realiza o seu relatório graças a uma parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL), apurou a venda de 4,1 milhões de exemplares o que redundou no faturamento de R$ 150 milhões. Em comparação com 2018, isso representa queda de 1,1% no número de exemplares vendidos e aumento de 0,7% no faturamento.
Já a Nielsen, cujo Painel do Varejo de Livros é realizado em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), registrou a venda de 3,4 milhões de cópias vendidas e faturamento de R$ 128 milhões. Na comparação com 2018, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 0,43% a menos em volume, mas faturaram 1,82% a mais.
No acumulado do ano, os dois institutos percebem uma queda tanto em volume quanto em valor. A GfK fala em variação negativa de 11,2% no número de exemplares vendidos e de 8,5% em faturamento. Já a Nielsen apura queda de 8,27% no volume e de 7,56% em valor.
Os relatórios da Nielsen e da GfK estão disponíveis para baixar clicando nos respectivos links.