Bertelsmann agora é a única dona da Penguin Random House
PublishNews, Redação, 19/12/2019
O conglomerado de mídia comprou, por US$ 675 milhões, os 25% que antes pertenciam à Pearson

A Bertelsmann, empresa internacional de mídia, serviços e educação, deve se tornar a proprietária única da Penguin Random House, um dos maiores grupos editoriais do mundo. Para isso, o grupo pagou cerca de US$ 675 milhões pelos 25% que antes pertenciam à Pearson. A finalização da transação ainda depende da autorização dos órgãos competentes. A conclusão da transação está prevista para a partir do 2º trimestre de 2020. Quando isso acontecer, a Penguin Random House será dona de 300 editoras individuais em seis continentes, incluindo as suas participações nas brasileiras Companhia das Letras, Objetiva e Zahar.

Em comunicado, Thomas Rabe, presidente da Bertelsmann e do conselho de administração da Penguin Random House, declarou: “A aquisição de 100% das participações é um marco para a Bertelsmann. Nos próximos anos, vamos continuar expandindo a Penguin Random House com crescimento orgânico e aquisições. Os negócios de livros fazem parte da identidade da Bertelsmann. Para nós e os nossos acionistas, a transação também é atraente do ponto de vista econômico, pois a participação dos acionistas da Bertelsmann nos resultados do grupo crescerá mais de 70 milhões de euros por ano”.

A Bertelsmann e a Pearson haviam fundido seus negócios editoriais de livros da Random House e do Penguin Group em 2013. A princípio, a Bertelsmann detinha 53% dessa nova empresa, e a Pearson 47%. Em 2017, a Bertelsmann elevou sua participação para 75%. Atualmente a Penguin Random House abrange cerca de 275 editoras individuais; outras 47 editoras de livros pertencem ao grupo editorial Random House sediado em Munique. No total, essa divisão de negócios da Bertelsmann faturou 3,4 bilhões de euros em 2018, com um resultado operacional de 528 milhões de euros. Em 2018, 481 títulos da Penguin Random House entraram para as listas de mais vendidos do jornal New York Times, 69 deles na primeira posição.

No mesmo comunicado, Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, enfatizou: “A aquisição completa da Penguin Random House destaca a convicção da Bertelsmann de que os livros e a leitura terão um bom futuro e que a empresa será capaz de crescer nos próximos anos”.

[19/12/2019 10:00:00]