Plataforma da USP disponibiliza o acervo da Biblioteca Mindlin
PublishNews, Redação, 08/11/2019
O 'Atlas dos viajantes no Brasil' poderá ser usado como ferramenta de ensino, pesquisa ou consulta pessoal

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM - Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária - São Paulo / SP) da USP realiza, no dia 13 de novembro, às 14h30, o evento de lançamento da plataforma interativa Atlas dos viajantes no Brasil. O novo site irá permitir que os usuários acessem os conteúdos da biblioteca – assim como os relatos e imagens produzidos por viajantes, brasileiros e estrangeiros, que percorreram o país entre o século XVI e início do século XX – de diversas maneiras.

Será possível, por exemplo, acompanhar a rota percorrida por um viajante específico, comparar informações sobre um local determinado produzidas por dois ou mais viajantes, filtrar informações por assuntos e temas do seu interesse, entre outras possibilidades. “O objetivo do Atlas dos viajantes no Brasil foi justamente recolher e organizar esses materiais para em seguida criar uma forma enriquecedora e estimulante de divulgá-los para estudantes, professores, pesquisadores e interessados em geral”, explica João Cardoso, curador da BBM. Inicialmente foram criadas e disponibilizadas as rotas de sete viajantes.

Depois dessa primeira fase, o Atlas continuará sendo alimentado com novos conteúdos e outras etapas do projeto serão implementadas. Após o evento de lançamento no dia 13, que contará com uma roda de conversa sobre as possibilidades de uso da ferramenta em pesquisa e em sala de aula, a plataforma será liberada ao público e poderá ser acessada e utilizada pelo endereço Viajantes.bbm.usp.br.

Tags: USP
[08/11/2019 06:00:00]