Novela impacta positivamente na venda de livros, mostra estudo
PublishNews, Redação, 30/10/2019
Vendas de livros citados na novela 'Bom Sucesso' subiram até 15%. Estudo foi realizado pela plataforma de comércio eletrônico Zoom a pedido do diário carioca Extra.

A novela Bom Sucesso, da Rede Globo, protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera, é a primeira a retratar um pouco do mercado editorial. Na trama, a personagem de Grazi voltou a se aproximar dos livros depois de começar a trabalhar para Alberto, interpretado por Fagundes e dono da fictícia editora Prado Monteiro. Acontece que, em diversos capítulos, o personagem de Fagundes aparece lendo e até indicando diversas obras importantes.

Aproveitando as comemorações do Dia Nacional do Livro e tentando saber o impacto disso nas vendas de livros, o jornal Extra pediu um levantamento para a plataforma de comércio eletrônico Zoom querendo saber se houve aumento na procura por títulos citados na novela. A conclusão é que, em média, houve aumento de 15%. “A novela está falando de literatura para as pessoas. Você sabe que isso deu um filhote, que é o podcast Clube da Leitura por Antônio Fagundes? Lá eu indico muito outros livros”, contou Fagundes ao jornal. Já os autores da novela, Rosane Svartman e Paulo Halm, afirmam que estimular a leitura entre os espectadores é parte do desejo deles.

O livro mais procurado até agora foi O mágico de OZ, escrito por L. Frank Baum, um dos primeiros a aparecer na trama. As buscas realizadas de agosto deste ano foram comparadas com as pesquisas feitas no mesmo período do ano passado. O segundo livro mais procurado é A letra escarlate, de Nathaniel Hawthorne, que teve alta de 10% nas vendas. Já as buscas pelas obras de Arthur Conan Doyle aumentaram 3%, quando um núcleo da novela ganhou destaque.

[30/10/2019 08:00:00]