Apanhadão: 'O sol na cabeça', na França
PublishNews, Redação, 21/10/2019
E mais: O poder dos audiolivros, a homenagem do estadão à Fernanda Montenegro e o projeto de lei chamado 'Cultura sem censura'

Na última semana, Beatriz Alves, gerente de vendas internacionais da HarperCollins Publishers e dona do podcast As Desqualificadas – junto com Camila Cabete – escreveu um artigo para a Folha falando sobre os audiolivros, mídia digital que cresce mais rapidamente no mundo literário – pelo menos nos Estados Unidos. “Vamos ter que aprender a navegar com sabedoria nesse mundo que tem mais conteúdo do que podemos consumir em três vidas. [...] Você vai ver, logo logo estará partindo para 12 horas de audiolivro e, no fim do mês, vai estar totalmente entregue ao vício”, disse.

A obra O sol na cabeça (Companhia das Letras), de Geovani Martins, é o livro de estreia do autor e já foi lançado em 10 países. Agora, a obra ganhou a França e será lançado pela editora Gallimard com o nome Le soleil sur ma tête. Para falar mais sobre esse fenômeno, Geovani conversou com a RFI e dentre outras coisas, disse que “não podia imaginar” o sucesso de seu livro.

Na última sexta (18), Ignácio de Loyola Brandão tomou posse na Academia Brasileira de letras (ABL) e passou a ocupar a cadeira 11 cujo patrono é Fagundes Varela e que teve como fundador Lucio de Mendonça. Brandão substitui o sociólogo Hélio Jaguaribe, que morreu em 2018. Em seu discurso ele relembrou momentos da infância, prestou homenagens aos pais e fez várias menções ao momento político brasileiro. “Eu espero que a Academia expanda minha voz, porque a gente vive um momento muito complicado, um momento em que sombras estão se adensando”, afirmou.

Em homenagem à Fernanda Montenegro, que completou seus 90 anos no último dia 16, o Estadão foi à Estação da Luz, em São Paulo, para reproduzir a cena inicial de Central do Brasil. Em vez de cartas para familiares distantes, amores perdidos ou desafetos, as pessoas foram convidadas a ditar uma carta para a atriz. Os depoimentos você confere na matéria completa.

Os 31 deputados federais do PSB apresentam também no dia 16, um projeto de lei para impedir que quaisquer ações de fomento à cultura sejam norteadas por critérios ideológicos. Segundo a Época, o texto, elaborado pelo gabinete do deputado Alessandro Molon, não mexe na Lei Rouanet, mas a complementa, dizendo que recursos investidos por meio da lei não devem ser distribuídos por "considerações de natureza política, ideológica, religiosa, de gênero, orientação sexual, raça, cor, etnia ou procedência nacional". A proposta de lei está sendo chamada de "Cultura sem censura".

No Painel das Letras, destaque para a obra de Janot, Nada menos que tudo (Planeta), que passou de mão em mão e se transformou em viral no WhatsApp. É que um PDF da obra viajou de tela em tela e a suspeita é que o PDF tenha sido criado a partir do ebook vendido na Amazon para o Kindle, já que nas últimas páginas há links que direcionam o leitor para a compra de outros livros digitais na plataforma.

No prelo das editoras, a Todavia lança no primeiro semestre de 2020 a obra Capitalismo, Alone, de Branko Milanovic, economista sérvio-americano; e a editora portuguesa Monade publica em novembro Designed Future, com seleção de textos do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Tags: Apanhadão
[21/10/2019 03:30:00]