Nobel vai para polonesa e austríaco
PublishNews, Redação, 10/10/2019
Olga Tokarczuk e Peter Handke foram anunciados como os ganhadores das edições de 2018 e 2019

Olga Tokarczuk e Peter Handke | © Niklas Elmehed \ Nobel Media
Olga Tokarczuk e Peter Handke | © Niklas Elmehed \ Nobel Media

Depois de uma grande polêmica envolvendo histórias de assédio sexual, estupro e vazamento de informações por parte do marido de um de seus membros, a Academia Sueca resolveu suspender a entrega do Prêmio Nobel de Literatura no ano passado. Como consequência, na manhã desta quinta-feira (10), foram anunciados dois laureados: a polonesa Olga Tokarczuk (2018) e o austríaco Peter Handke (2019).

O anúncio foi feito pelo secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, para uma plateia que lotou uma sala em Estocolmo. No seu pronunciamento, Malm destacou que Tokarczuk é dona de “uma imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como forma de vida". Sobre Handke, o comitê destacou o seu “trabalho influente que, com engenhosidade linguística, explora a periferia e a especificidade da experiência humana".

Até hoje, Olga teve um único livro publicado no Brasil: Os vagantes, lançado pela Tinta Negra em 2014 e indisponível no mercado. A Todavia coloca nesta quinta-feira em pré-venda o livro Sobre os ossos dos mortos, último romance de Olga que foi a vencedora do Man Booker International Prize de 2018.

Já Handke teve quatro títulos publicados no Brasil: A perda da imagem ou Através da Sierra de Gredos e Don Juan (ambos pela Estação Liberdade); Peças faladas (Perspectiva) e A ausência (Rocco).

[10/10/2019 08:00:00]