‘Escravidão’ é destaque da Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Redação, 02/10/2019
Além de Laurentino Gomes, Carlos Ruas e Rodrigo Lacerda também estrearam na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil

Lançado durante a última Bienal do Livro do Rio, Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, tem feito uma trajetória bonita, ocupando o pódio da Lista de Mais Vendidos do PublishNews. Mas, ele ainda não tinha aparecido na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil. A sua estreia acontece na lista que apura as vendas entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, período que inclui os dias da bienal carioca. O livro ocupa a posição de número seis da lista de Não Ficção. Essa categoria, importante dizer, é dominada pelos “livrões” dos irmãos Neto. Das posições de um a 11, eles ocupam quatro, inclusive a dianteira da lista com Brincando com Luccas Neto (Pixel / Ediouro).

Em Ficção, o destaque é para um velho conhecido da Lista Nielsen PublishNews: A hora da estrela (Rocco). O livro de Clarice Lispector é uma espécie de embaixador da lista. Sempre está ali, mas nesse mês, ele aparece em segundo lugar da categoria, perdendo apenas para O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury.

Outros figurões da literatura brasileira também marcaram presença na lista. É o caso de Graciliano Ramos com Angústia (Record), em quinto, e Vidas secas (Record), em oitavo; João Guimarães Rosa, com Grande sertão: veredas (Companhia das Letras), em 18º, e Jorge Amado, com Capitães da areia (Companhia de Bolso), em 19º.

Ficção trouxe ainda três estreantes: Turma da Mônica – Fábulas inesquecíveis (Girassol), de Mauricio de Sousa, ocupando a quarta posição; Cães e gatos (Planeta), de Carlos Ruas, em sétimo, e O fazedor de velhos (Companhia das Letras), de Rodrigo Lacerda, em 15º.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Ediouro, que emplacou seis títulos. Em segundo lugar, ficou o Grupo Companhia das Letras, com cinco e, em terceiro, a Buzz, com quatro. Gente, Sextante, Girassol, Globo, Grupo Editorial Record, Melhoramentos, Planeta, Somos Educação, Astral Cultural, Autêntica, HarperCollins, LeYa, Rocco, Santillana e Vozes também pontuaram nesse mês.

[02/10/2019 08:00:00]