Nielsen: Varejo de livros tem queda entre agosto e setembro
PublishNews, Redação, 1º/10/2019
Acumulado do ano aponta perda de 10,65% em valor e de 11,34% em volume

Entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, a venda de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela Nielsen apresentou queda de 4,49% no faturamento e de 9,98% no volume de exemplares vendidos. Isso em comparação com igual período de 2018. Em números absolutos, foram vendidos 3,19 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 131,36 milhões. Os números estão no Painel do Varejo de Livros no Brasil realizado pelo instituto de pesquisa em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Com os números desse mês é possível fechar um balanço de desempenho do varejo de livros no terceiro trimestre. Na comparação com igual período de 2018, o levantamento aponta uma variação negativa de 0,87% no valor movimentado, somando R$ 377,1 milhões. Em volume, a queda foi de 3,17%, somando 9,46 unidades vendidas.

No acumulado do ano e na mesma base de comparação, as varejistas monitoradas pela Nielsen apresentam queda de 10,65% no faturamento e de 11,34% no número de exemplares vendidos.

Ismael Borges, gestor da divisão de Bookscan – a ferramenta da Nielsen que monitora o varejo de livros -, analisa: “Neste ano, que não começou bem para o varejo livreiro, é motivador perceber o esforço das editoras e livrarias trabalhando para reduzir as perdas, sempre acreditando que o problema dos números negativos não deriva da demanda de leitura, mas da reorganização no mercado”.

Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, mantém o otimismo: “O último trimestre será fundamental para continuar a recuperação do mercado. Os meses de outubro e novembro do ano passado foram muito difíceis para a indústria. Temos três eventos importantes para o comércio (Dias das Crianças, Black Friday e Natal), precisamos de ações inovadoras para estimular a compra de livros”.

Clique aqui para baixar a íntegra do estudo.

[01/10/2019 08:00:00]