Com os números desse mês é possível fechar um balanço de desempenho do varejo de livros no terceiro trimestre. Na comparação com igual período de 2018, o levantamento aponta uma variação negativa de 0,87% no valor movimentado, somando R$ 377,1 milhões. Em volume, a queda foi de 3,17%, somando 9,46 unidades vendidas.
No acumulado do ano e na mesma base de comparação, as varejistas monitoradas pela Nielsen apresentam queda de 10,65% no faturamento e de 11,34% no número de exemplares vendidos.
Ismael Borges, gestor da divisão de Bookscan – a ferramenta da Nielsen que monitora o varejo de livros -, analisa: “Neste ano, que não começou bem para o varejo livreiro, é motivador perceber o esforço das editoras e livrarias trabalhando para reduzir as perdas, sempre acreditando que o problema dos números negativos não deriva da demanda de leitura, mas da reorganização no mercado”.
Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, mantém o otimismo: “O último trimestre será fundamental para continuar a recuperação do mercado. Os meses de outubro e novembro do ano passado foram muito difíceis para a indústria. Temos três eventos importantes para o comércio (Dias das Crianças, Black Friday e Natal), precisamos de ações inovadoras para estimular a compra de livros”.
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