Concurso ia levar estudantes da rede pública a Frankfurt. Ia do verbo não vai mais.
PublishNews, Redação, 17/09/2019
Realizado em 2018 pelo FNDE, concurso buscou melhores textos entre os alunos de escolas públicas de todo o país. O prêmio: uma viagem a Feira do Livro de Frankfurt, que não vai acontecer mais.

Cerimônia de entrega simbólica dos prêmios, que aconteceu na última Bienal do Livro de SP | © Portal do FNDE
Cerimônia de entrega simbólica dos prêmios, que aconteceu na última Bienal do Livro de SP | © Portal do FNDE
Em julho de 2018, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou o resultado do concurso literário que levaria três estudantes das redes públicas de ensino para conhecerem a Feira do Livro de Frankfurt. Apelidado de Faça Parte dessa História, o concurso era em comemoração aos 80 anos dos Programas do Livro e ganhou uma cerimônia de entrega simbólica dos prêmios na última edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018. A viagem, que era para ter acontecido em outubro daquele ano, foi adiada para 2019 sob a justificativa de que a organização do prêmio não teve tempo hábil para as questões burocráticas.

Só que os ganhadores também não embarcarão no próximo mês para a Alemanha, confirmou uma fonte do FNDE ouvida pelo PublishNews. De acordo com essa fonte, era preciso ter iniciado um processo de licitação para a empresa que prestasse o serviço e isso não foi feito. Agora, para não deixar os meninos na mão, o órgão está “tentando conseguir uma outra viagem para tentar compensar”. Não há nada definido ainda, no entanto.

O PublishNews falou também com Reinaldo, pai de Vinicius Cellurale Novaes, autor do conto Solo mãe, vencedor na categoria Ensino Médio. Ele também confirma que foi avisado do cancelamento da viagem. Na época, Vinicius era estudante da Escola Reverendo Augusto Paes de Ávila, de Praia Grande (SP) e hoje cursa Letras. Muito orgulhoso da conquista de Vinicius, o pai confirmou que há uma frustração por parte do filho, mas que ele mantém esperanças de realizar uma viagem.

O concurso recebeu quatro mil inscrições. Desses, foram selecionados nove trabalhos, três de cada etapa do ensino: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os primeiros lugares ganhariam a viagem a Frankfurt e os demais prêmios como computadores e tablets, além de acervos de livros.

Além de Vinicius, os outros ganhadores das viagens foram: Marcela Canteli Boiago, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva (Fernandópolis/SP) e Giselle Gonçalves da Silva, da Escola Municipal de Referência Anita Moraes (Maracapanã/PE). O PublishNews não conseguiu contato com as suas famílias.

Confira a lista de todos os vencedores:

Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

1º lugar - Marcela Canteli Boiago - Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva - Fernandópolis/SP

2º lugar - Santhiago Gomes de Almeida - Escola Municipal Coronel Alonso de Morais - Frutal/MG

3º lugar - Cecília Pereira Neves - Escola Municipal João Paulo I - Goiânia/GO

Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

1º lugar - Giselle Gonçalves da Silva - Escola Municipal de Referência Anita Moraes - Maracapanã/PE

2º lugar - Finelon Ferreira Figueiredo Neto - Colégio Municipal de Colônia de 1º grau - Itaeté/BA

3º lugar - Ester Simoura Lopes - EEEFM José Damasceno Filho - Baixo Guandu/ES

Ensino Médio

1º lugar - Vinícius Cellurale Novaes - Escola Reverendo Augusto Paes de Ávila - Praia Grande/SP

2º lugar - Gabriella Santos Rodrigues de Souza - CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro - Barra Mansa/RJ

3º lugar - Beatriz Lopes Prats - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro

Tags: FNDE
[17/09/2019 10:00:00]