Nova estreia da 'Amiga ursa' da Rita Lee
PublishNews, Redação, 12/09/2019
O infantil de Rita Lee já apareceu na lista semanal do PublishNews, mas agora estreou na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os nacionais mais vendidos nas livrarias brasileiras

Rita Lee alimentando a ursa Marsha em refúgio no interior de SP | Divulgação / Globo Livros
Rita Lee alimentando a ursa Marsha em refúgio no interior de SP | Divulgação / Globo Livros
Rita Lee, além de sua carreira como a mãe do rock nacional, construiu uma vida em torno da bandeira da defesa animal. Brigou com gente grande por conta das festas de peão e seus rodeios e, mais recentemente, lançou Amiga ursa (Globinho). No livro, a cantora encarna a personagem da vovó Ritinha, uma aguerrida defensora dos animais que sai à luta para proteger Marsha, uma ursa russa vítima do tráfico de animais. Nesse mês, o livro veio parar na posição de número três de Ficção da Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pelo instituto de pesquisa.

Outro que conquistou um lugar em Ficção foi Fred Elboni. Seu livro Um beijo ou dois (Benvirá) estreia na lista ocupando o 16º lugar da categoria.

Como já é tradição, Ficção trouxe os grandes medalhões da literatura brasileira, como Graciliano Ramos, com Vidas secas (Record – em 4º lugar) e Angústia (Record – 10º); Clarice Lispector, com A hora da estrela (Rocco – 9º); João Guimarães Rosa, com Grande sertão: Veredas (Companhia das Letras – 12º), e Jorge Amado, com Capitães da areia (Companhia de Bolso – 20º).

Em Não Ficção, o único estreante da Lista Nielsen PublishNews foi Buda dançando numa boate (Buzz), de Paula Abreu. O livro quer provar que o leitor pode exercer a sua espiritualidade em todos os lugares até (e por que não?) na pista de dança. O livro conquistou a 14ª posição da categoria.

Com cinco títulos emplacados no mês, a Buzz conquistou o ouro do Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews. A Ediouro, o Grupo Companhia das Letras e a Sextante ficaram com a prata. O bronze ficou com a Gente e o Grupo Editorial Record. Alto Astral, Autêntica, Culturama, Girassol Brasil, Globo, HarperCollins Brasil, LeYa, Melhoramentos, Planeta, Rocco, Saraiva, Somos Educação e Vozes também apareceram na lista desse mês.

[12/09/2019 10:45:01]