Publicidade
Publicidade
Somos todos Wiccano e Hulkling!
PublishNews, Henrique Rodrigues, 10/09/2019
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa os impactos futuros da censura ocorrida na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Ao acordar num dia semana passada, me deparei com meu filho de 17 anos, que estava indignado porque o prefeito estava fazendo uma coisa estúpida: queria apreender uma revista em quadrinhos na Bienal do Livro, só porque os personagens Wiccano e Hulkling, “que todo mundo sabe que são namorados”, estavam se beijando. “Quê?”, perguntei, demorando um pouco para processar tanta informação.

Logo em seguida, lá estava em todos os grandes meios de comunicação: Crivella dizia, em redes sociais, que era preciso proteger as crianças, e que iria mandar recolher a publicação com conteúdo sexual, “impróprio para menores”. O argumento se baseava no Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente nos artigos 74 a 80, mas foi calcada especificamente no parágrafo único do 78: “As editoras cuidarão para que as capas que contenham mensagens pornográficas ou obscenas sejam protegidas com embalagem opaca”. A Bienal do Livro se negou a recolher as revistas, que esgotaram rapidamente. Fiscais da prefeitura foram vistoriar material impróprio no evento. E ao fim, a pérola do subsecretário de Ordem Pública, ao ser perguntado sobre o que haviam encontrado na Bienal do Livro: “Muitos livros”. Em vídeo, revelou que sua equipe havia trabalhado com inteligência na operação. Tá legal.

Após idas e vindas na Justiça, que por fim impediu qualquer apreensão de livros no evento, prevaleceu a liberdade no final das contas. Pelo menos neste evento. Mas é preciso que pensemos um pouco sobre o incidente, que, infelizmente, não é um fato isolado no ataque às manifestações culturais. Vale citar o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello: "Mentes retrógradas e cultoras do obscurantismo e apologistas de uma sociedade distópica erigem-se, por ilegítima autoproclamação, à inaceitável condição de sumos sacerdotes da ética e dos padrões morais e culturais que pretendem impor, com o apoio de seus acólitos, aos cidadãos da república".

Não por acaso, o que aconteceu nesses dias lembra muito algumas cenas do romance O conto da aia, de Margareth Atwood, em que os Estados Unidos se tornaram um estado totalitário governado por extremistas religiosos. No romance (que também virou uma ótima série), a República de Gilead surgiu a partir de censuras e outros atos repressores que, de início, passavam meio despercebidos.

Há muito em jogo nesse ato do prefeito. O primeiro, e mais evidente, é que a ordem de Crivella acontece durante sua grande impopularidade. Com a iminência das próximas eleições, ele parece querer jogar luz em um ponto que atinja especificamente seus eleitores mais (perdão pelo trocadilho) fiéis. A intolerância à diversidade de orientação sexual, característica da religião que sustenta o seu eleitorado, pode render uma sobrevida ao mandato – e acreditem, há muita gente no Rio de Janeiro que apoia o pensamento do alcaide.

Aliás, como se tratou de um fato político, me estranha o fato de nenhum parlamentar de oposição ter ido ao Riocentro ajudar nessa luta, o que não deixa de ser um alerta para as eleições de 2020. Se eu, que sou especialista apenas em metáforas, trocadilhos e versos decassílabos e, portanto, não entendendo muito de política, tenho ciência disso, por que as pessoas que trabalham na área e são contra o prefeito não se manifestaram?

Outro ponto que me causou estranheza, pelo menos no noticiário dos maiores portais: nenhum adolescente ou jovem, os maiores leitores de graphic novels, foi entrevistado. Creio que tenha faltado à própria mídia ouvir aqueles que supostamente seriam protegidos e que, como se tem percebido nas últimas bienais, são a maior fatia de público presente. Conforme conferi com vários colegas do setor no evento, foi espantosa a quantidade de estudantes de Ensino Médio circulando pelos pavilhões, e me parece que é dessa galera que estamos falando.

Por isso é que a base legal da discussão também poderia ser ampliada. Quando se trata da proteção de jovens leitores, é comum, como nesse caso, que se refiram ao Estatuto da Criança e do Adolescente, mas poucos ainda utilizam o Estatuto da Juventude, sancionado em 2013, que seria bem mais adequado ao caso do Riocentro. Depois do atentado de 1981, como não saber se esse novo episódio-bomba vai virar outro marco histórico do local, pela sua gravidade, visto que a homofobia vem matando?

Segundo o Estatuto da Juventude, logo no Artigo Segundo, consta um dos princípios do documento: “respeito à identidade e à diversidade individual e coletiva da juventude”. Ao estabelecer como inadequado o quadrinho em que dois personagens se beijam, o prefeito também explicitou o seu preconceito, expondo a constrangimento jovens homossexuais, contrariando também o Estatuto, conforme o Art. 17: “O jovem tem direito à diversidade e à igualdade de direitos e de oportunidades e não será discriminado por motivo de (...) orientação sexual, idioma ou religião”. Essa perspectiva foi corroborada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Claudio de Mello Tavares, em cujo despacho considerou a imagem também imprópria à “família brasileira”. Trata-se, logo, de um caso de homofobia, tipificada como crime oficialmente a partir deste ano.

Aliás, conforme divulgado pela seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil, não cabe à prefeitura ordenar o recolhimento de material que supostamente tenha violado o ECA, e sim à justiça da Infância e da Juventude. Por falar nisso, o que consta no Estatuto da Juventude cabível aos Municípios “criar, desenvolver e manter programas, ações e projetos para a execução das políticas públicas de juventude”. O que está sendo feito nesse âmbito?

Nos últimos anos, a censura a livros vem acontecendo regularmente, especialmente em escolas. Obras de autores que sempre estiveram acima de qualquer suspeita, como Ana Maria Machado e Ricardo Azevedo, têm sido proibidas. Ano passado, um professor foi afastado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro porque usou uma charge com Bolsonaro e Trump para ensinar sobre ironia – e usar charge para explicar ironia é mais velho e normal que andar para a frente, ou pelo menos era.

Quase todos os dias ficamos sabendo de uma peça proibida, um filme censurado, uma exposição cancelada. Estamos lidando com vários problemas, mas o mais danoso deles talvez seja acreditarmos que são fatos pontuais. Não são. É preciso assumir que vivemos em tempos de censura, como sempre travestida de proteção à família com o manto do obscurantismo. E então partir para batalha com afeto e inteligência, armas de que os censores não dispõem.

Talvez os adultos precisem ouvir mais os jovens e entender o seu protagonismo nos nossos tempos, e não impor verdades e dogmas, muitas vezes já ultrapassados. Então acredito que a grande frase que devemos fazer ecoar após essa Bienal do Livro Rio, junto aos nossos jovens, é: Somos todos Wiccano e Hulkling!

Henrique Rodrigues nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1975. É curador de programações literárias e consultor para projetos e programas de formação de leitores. Formou-se em Letras pela Uerj, cursou especialização em Jornalismo Cultural pela Uerj, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-Rio. Já foi atendente de lanchonete, balconista de videolocadora, professor, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do RJ, coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! e gestor de projetos literários no Sesc Nacional. É autor de 24 livros, entre poesia, infantis, juvenis. www.henriquerodrigues.net

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Henrique Rodrigues apresenta sugestões de ações práticas contra o cerceamento à literatura
Em sua coluna, Henrique Rodrigues comenta a recorrente perseguição à literatura contemporânea
Em nova coluna, Henrique Rodrigues comenta as temáticas literárias das escolas de samba do Carnaval carioca
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre o papel das premiações na trajetória de autores
Em sua coluna, Henrique Rodrigues faz duas críticas sobre pontos recorrentes à Bienal do Livro e defende a implementação de atividades de leitura no cotidiano
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Não sou capaz de dizer que obra ou que autor inoculou em mim o vício da leitura, porque nasci entre livros, milhares deles. Meu pai tinha estantes espalhadas por várias partes da casa, inclusive na garagem.
Alberto Mussa
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar