Crivella censura HQ dos Vingadores na Bienal do Rio
PublishNews, Redação, 06/09/2019
Prefeito do Rio publicou vídeo em suas redes sociais pedindo que os exemplares da HQ que contém dois personagens se beijando fossem recolhidos

Página do gibi 'Vingadores - A cruzada das crianças' | © Reprodução / Twitter
Página do gibi 'Vingadores - A cruzada das crianças' | © Reprodução / Twitter
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, publicou um vídeo em suas redes sociais no qual diz que a prefeitura determinou que a Bienal do Livro do Rio recolhesse o livro Vingadores - A cruzada das crianças (Salvat / Panini). A graphic novel lançada em 2016 traz uma cena de dois personagens masculinos se beijando e que segundo Crivella, apresenta “conteúdo sexual para menores”. “Livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo", disse o prefeito no vídeo.

A organização da Bienal ainda recebeu uma notificação extrajudicial pedindo que os livros fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas proibidas para menores de idade. A organização afirmou que não irá recolher nem embalar nenhum livro, pois o conteúdo não é impróprio e nem pornográfico e em nota disse que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”.

Sobre o conteúdo, a organização do evento acrescentou que se qualquer pessoa que se sentir ofendida, ou não gostar do material, tem todo o direito de trocar o livro.

De acordo com o G1, todos os exemplares de Vingadores, a cruzada das crianças disponível nos diferentes estandes da Bienal se esgotaram em pouco mais de meia hora da manhã desta sexta-feira.

[06/09/2019 06:00:00]