Homenageando Paulo Freire, Balada Literária de SP começa hoje
PublishNews, Redação, 04/09/2019
Evento que segue com a sua programação até o próximo domingo terá mais de 90 convidados, shows, performances e lançamentos de livros

Criada por Marcelino Freire, a Balada Literária completa 14 anos com a edição que começa nesta quarta-feira (04). Homenageando Paulo Freire, o evento segue com a sua programação até o próximo domingo (08). Entre os convidados estão Lia de Itamaracá, Amara Moira, Fausto Fawcett, Ana Maria Araújo Freire (educadora e viúva do homenageado), Patrícia Portela, Mariene de Castro, o escritor franco marroquino Abdellah Taïa e o português Valter Hugo Mãe.

Entre as novidades desta edição estão as aulas especiais. “Muitos dos autores em vez de participarem de mesas, darão aulas sobre temas variados como educação e cidadania”, conta Marcelino Freire. A portuguesa Patrícia Portela, o português Valter Hugo Mãe, a travesti feminista e professora de literatura Amaira Moira, o escritor indígena Daniel Munduruku e o poeta Ricardo Aleixo estão entre os confirmados para este formato.

A abertura acontece logo mais, às 20h, no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195), com a apresentação da Companhia do Tijolo. O grupo fará um cortejo simbólico em referência ao educador Paulo Freire, seguido de show com as participações do violeiro Paulo Freire, das Pastoras do Rosário, do bairro da Penha, e da cantora baiana Mariene de Castro. Na mesma noite, a partir das 22h30, a festa Todo Mundo Vip, com o Coletivo do Sol, convida os poetas Nelson Maca e Élio Ferreira, na Confraria Nossa Casa (Rua Mourato Coelho, 1032).

Nesta quinta-feira (5), às 10h30, Maria Araújo Freire fala sobre o homenageado em uma mesa na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915). Além de viúva de Paulo Freire, ela é autora da biografia Paulo Freire: uma história de vida (Paz & Terra).

A Balada terá ainda atrações no bar Mercearia São Pedro (Rua Rodésia, 34), na Casa de Francisca (Rua Quintino Bocaiúva, 22), no Centro Cultural b_arco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426), na School of Life (Rua Medeiros de Albuquerque, 60), no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n), no Espaço Plínio Marcos (Praça Benedito Calixto, s/n) e nas bibliotecas Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) e Padre José de Anchieta (Rua Antonio Maia, 651). Para conferir a programação completa, clique aqui.

[04/09/2019 10:00:00]