Acessibilidade, transparência e oportunidades diante da crise no InterLivro 2019
PublishNews, Redação, 27/08/2019
Programação profissional da Bienal do Livro do Rio de Janeiro tem a curadoria do PublishNews e acontece na tarde do próximo dia 30

InterLivro 2019 acontece no dia 30 de agosto, dentro da programação da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
InterLivro 2019 acontece no dia 30 de agosto, dentro da programação da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
O PublishNews acabou de fechar as três últimas mesas que vão fazer parte da programação do InterLivro 2019. A programação profissional da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acontece na tarde do próximo dia 30 e contará com a participação de nomes como Luciana Borges (Companhia das Letras), Marcus Teles (Leitura), Elisa Ventura (Blooks), Eduardo Cunha (BookInfo), Lauri Cericato (Fundação Dorina Nowill) e Camila Perlingeiro (Pinakotheke).

A partir das 14h45, os participantes procurarão enxergar o avesso da crise que tem afetado o negócio do livro no Brasil e como empresas estão encontrando oportunidades diante desse cenário desafiador. Para isso, escalamos Marcus Teles, diretor geral da Leitura, e Luciana Borges, diretora comercial do Grupo Companhia das Letras. Ela vai falar sobre como a Companhia das Letras tem feito para se aproximar dos seus leitores, com serviços de atendimento a clientes, realização de festivais e diversificação de seus canais de vendas, enquanto que ele vai poder falar sobre como a Leitura tem surfado nesse momento desafiador, expandindo seus territórios ao ponto de deixar de ser uma rede mineira para uma rede nacional de livrarias. A mediação desta mesa fica por conta de Leonardo Neto, editor do PublishNews.

Na sequência, às 15h15, o tema será a acessibilidade. Recentemente, a pedido da Fundação Dorina Nowill, o Datafolha realizou uma pesquisa que mapeou os hábitos de leitura de pessoas com deficiência visual. O estudo mostrou que 39% dos entrevistados costumam ler todos os dias, 57% têm interesse em livros e 71% deles sente prazer na atividade. A pesquisa mostrou ainda quais os gêneros mais apreciados por essas pessoas; o que as motiva a ler e quais as dificuldades que eles encontram quando desejam comprar um livro. O estudo será apresentado, de forma mais aprofundada, por Lauri Cericato, que tem prestado uma consultoria institucional para a Fundação e acompanhou a elaboração da pesquisa, desde a encomenda até a apresentação.

Muitos entendem que a consignação foi a grande vilã do mercado. Outros tantos defendem o modelo como um motor que permitiu a expansão do mercado editorial brasileiro. Mas numa coisa, todos concordam: é um sistema que precisa de transparência para dar certo. Então, esse será o tema da mesa que está marcada para começar às 16h. Participam dela a editora Camila Perlingeiro, da Pinakotheke / Mapa Lab; a livreira Elisa Ventura, da Blooks, e Eduardo Cunha, da plataforma Bookinfo. A mediação será de Bruno Mendes, sócio do PublishNews.

As outras mesas que já tinham sido anunciadas pelo PublishNews estão detalhadas na programação completa do evento que pode ser acessada aqui. O InterLivro acontece das 13h às 19h, no Auditório Lapa, localizado no Pavilhão Verde do Riocentro, com entrada franca, mas é necessário fazer uma pré-inscrição.

O InterLivro é realizado conjuntamente pelo PublishNews, GL Events Exhibitions e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), com o apoio da Metabooks e da Fundação Dorina Nowill.

[27/08/2019 11:00:00]