Apanhadão: Prêmio Oceanos anuncia semifinalistas
PublishNews, Redação, 12/08/2019
E mais: As mulheres que transformam o mercado editorial; o jovem ambulante do Rio que chama atenção pelo gosto pela leitura; Storytel aposta na compra de ficção exclusiva para áudio

O Prêmio Oceanos 2019 anunciou os seus 54 semifinalistas. Na lista há 34 escritores brasileiros, 18 portugueses e dois angolanos, sendo 26 romances, 17 livros de poesia, sete de contos, três de crônicas e um de dramaturgia. Do Brasil, foram selecionados, entre outros, A cidade dorme, de Luiz Ruffato; A tirania do amor, de Cristovão Tezza; Carne crua, de Rubem Fonseca; Cloro, de Alexandre Vidal Porto; De espaços abandonados, de Luisa Geisler; Eufrates, de André de Leones; Enterre seus mortos, de Ana Paula Maia; e Entre as mãos, romance de estreia de Juliana Leite vencedor, no ano passado, dos prêmios Sesc de Literatura e APCA.

A coluna Painel das Letras deu destaque para os audiolivros, adiantando que a sueca Storytel, segunda maior plataforma de audiolivros do mundo, começou a fechar com autores a compra de ficção exclusiva para áudio - numa inversão do caminho normal nesse segmento do mercado, que é usar o conteúdo do que já está nas livrarias. As obras podem até sair em papel eventualmente, mas o foco é a plataforma. A Storytel já comprou e está produzindo três peças de Edney Silvestre: Sarah em São Paulo, O brilho por trás das nuvens e Casa comigo. A coluna apurou também que executivos da Audible, plataforma de audiolivros da Amazon, vêm se reunido com agentes e editores para negociar os direitos de obras impressas e conteúdo exclusivo.

Ainda na Folha, um grupo de filantropos que inclui nomes como Elie Horn (Cyrela), Eugenio Mattar (Localiza), Rubens Menin (MRV) e Luciano Huck anunciou o apoio de R$ 1 milhão para a formação digital em bibliotecas do país. Eles fazem parte do Movimento Bem Maior. As ações serão desenvolvidas pela ONG Recode, que já atua na área.

O portal Tab, do UOL, publicou uma matéria sobre como as mulheres estão transformando o mercado editorial com publicações independentes. O texto pegou como exemplo a editora Escaleras, que se preocupa em ter um número maior de autoras negras e LGBTQIA+, a Padê Editorial, a Quintal Edições, de Carol Magalhães, que tem como objetivo publicar mais mulheres, e a Desdêmoda, que já publicou 63 autoras, todas reunidas na coletânea As coisas que as mulheres escrevem. A matéria apresentou ainda o resultado de pesquisas que mostram que mulheres são menos publicadas e trouxe outros exemplos de sucesso na área como o Coletivo Mamoeira, que oferece revisão de texto gratuitamente a mulheres que publicam de maneira independente.

O Globo contou a história de Fábio Oliveira de Araújo, um ambulante de 13 anos que encantou as pessoas pelo seu gosto pela leitura. Fábio vende panos e balas para ajudar a família a sobreviver, mas está sempre com um livro na mão e seu acervo é basicamente garantido por doações dos moradores e das pessoas que trabalham no Leblon. Seu amor pelos livros lhe rendeu até um encontro com a escritora Thalita Rebouças, uma das suas autoras favoritas.

A coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy, deu espaço para o Zel Café na Livraria do Comendador, das irmãs Carol e Talita Camargo, filhas de Ivo Camargo. A coluna deu destaque para o empreendedorismo feminino e a relação familiar nos negócios. “Pra nós é um grande prazer estar à frente da gestão da livraria e principalmente ainda poder contar com a experiência de nosso pai que transformou em realidade esse conceito de negócio tão significativo para nós”, afirmaram.


Tags: Apanhadão
[12/08/2019 09:00:00]