Projeto que obriga compra de livros acessíveis para bibliotecas públicas tem novo relator
PublishNews, Redação, 08/08/2019
Senador Izalci Lucas fará a relatoria do projeto que prevê ainda que a conversão dessas obras não será considerada violação de direitos autorais

Senador Izalci Lucas fará a relatoria do PL 461 / 2018 na Comissão de Educação | © Jefferson Rudy / Agência Senado
Senador Izalci Lucas fará a relatoria do PL 461 / 2018 na Comissão de Educação | © Jefferson Rudy / Agência Senado
O projeto de lei (PL) 461/2018, que quer alterar a Lei Brasileia de Inclusão para determinar que bibliotecas públicas adquiram versões acessíveis de todas as obras a serem incorporadas nos seus acervos, terá a relatoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

O projeto, de autoria do senador Romário (Podemos / RJ) prevê ainda que a conversão de obras existentes para a consulta por pessoas com deficiência visual não será considerada violação de direito autoral. A Lei de Direitos Autorais, no seu artigo 46, já previa que a reprodução de livros em formatos acessíveis sem fins comerciais não constitui ofensa aos direitos autorais. O empréstimo em bibliotecas públicas não possui propósito comercial, mas a venda de livros para compor os acervos das bibliotecas, sim. Portanto, está aqui um ponto de atenção por parte dos entes que compõem o mercado editorial.

O PL foi apresentado no fim de 2018 e já passou pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, onde obteve aprovação com a emenda da senadora Mara Gabrilli (PSDB / SP) que recomendou que seja de no mínimo 5% do volume total adquirido e no caso de compras inferiores a 20 exemplares em outros formatos, pelo menos um exemplar seja acessível. Outra proposta da senadora foi a inclusão de condições para que bibliotecas públicas mantenham impressoras em Braille, que possam servir à reprodução e à conversão de obras para formatos acessíveis.

A matéria tem decisão terminativa na CE, ou seja, não precisará passar pelo plenário do Senado. De lá, se aprovada, segue direto para a Câmara dos Deputados, antes de ir para a sanção presidencial.

[08/08/2019 09:00:00]