Uma Bienal para cada público
PublishNews, Redação, 31/07/2019
Bienal do Rio 2019 anunciou sua programação que promete ser a mais diversa de todos os tempos, com conteúdos múltiplos, debates sobre temas atuais e seis espaços segmentados

A um mês do início da XIX Bienal Internacional do Livro Rio, que começa no dia 30 de agosto, a organização do evento divulgou na tarde desta terça-feira (30) a sua programação completa, que pretende ser a mais diversa de todos os tempos, com conteúdos múltiplos e debates sobre temas como democracia, feminismo, fakenews, meio ambiente, história, diversidade, fé, entre outros assuntos. Uma das novidades é que pela primeira vez, o festival terá um pavilhão inteiramente dedicado ao público infantil, onde estará a maior atividade do evento: Pela Estrada a fora... – área cenográfica de 500 m² que convidará as crianças a viver uma experiência imersiva e sensorial como se estivessem em uma floresta, dentro de um grande livro pop-up que ganha vida.

Segundo Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), realizador do festival, a programação cultual da Bienal vai além do lançamento de livros. “O livro é um elemento transformador, muito latente e nossa sociedade precisa de mudanças e dessa consciência. Por isso, nos empenhamos muito para trazer essas novidades”, declarou durante a apresentação da programação.

Os professores também ganharam dois dias inteiros com conteúdo especialmente elaborado para eles. No Fórum de Educação, espaço apresentado pela Microsoft e que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, a proposta é colocar o educador em diálogo com diferentes plataformas e conectar saberes para encarar o desafio de ensinar em um mundo em transformação. Os participantes irão encontrar aperfeiçoamento profissional, inspiração e troca de experiências, além de inovações, métodos alternativos e cases de superação.

"Esse ano, optamos por trabalhar com categorias muito bem segmentadas, reforçando a lógica de criar uma Bienal para cada público. Desta forma, readequamos o espaço e consolidamos o posicionamento de que a Bienal é um evento para toda a família e para todos os públicos, independentemente das idades e do perfil", explicou Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal do Rio. O evento terá seis espaços segmentados: o Pela estrada a fora, dedicado ao público infantil; a Arena #SemFiltro, dedicada ao público jovem e que proporcionará encontros com autores, youtubers e personalidades conhecidas por essa geração; o Fórum de educação, dedicado dos professores; o Café Literário, espaço de debate dos autores nacionais e internacionais; o Palco Maracanã, que receberá autores e influenciadores; e o Auditório Madureira, que permitirá o encontro do público com escritores.

Na última edição, cada visitante, em média, deixou o festival com pelo menos seis livros. Com um investimento de R$ 44 milhões, este ano, 5,5 milhões exemplares estarão disponíveis no Riocentro e mais de 600 mil pessoas são esperadas. De 30 de agosto a 8 de setembro elas terão a oportunidade de estar com mais de 300 autores nacionais e internacionais, pegar autógrafos, assistir a palestras, debates e espetáculos culturais.

A venda de ingressos antecipada está aberta pelo site da Bienal do Rio com o valor de R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia.

[31/07/2019 08:00:00]