Efeito Flip chega à lista dos mais vendidos
PublishNews, Redação, 19/07/2019
Com aumento de 15%, lista trouxe dez novidades nessa semana. Três delas são de autores que se apresentaram na Flip.

Grada Kilomba, Ayòbámi Adébáyò e Aiton Krenak foram destaques da Flip 2019 e apareceram na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação / Flip
Grada Kilomba, Ayòbámi Adébáyò e Aiton Krenak foram destaques da Flip 2019 e apareceram na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação / Flip
Quase uma semana depois do fim da Flip, pode ser que tenha alguém que ainda esteja meio ressaqueado. Mas, pelo menos na lista dos mais vendidos, a festa continua. É o famoso efeito Flip que aparece na sexta-feira seguinte ao fim do evento que nesse ano lotou as ruas irregulares de Paraty. Em relação à semana passada, esta apresentou um crescimento de 15% nos seus números gerais. Todas as categorias sentiram esse aumento. E mais... foram dez novidades, incluindo Memórias da plantação (Cobogó), de Grada Kilomba, título que figurou no primeiro lugar da lista da Travessa, livraria oficial da Flip. O livro de Grada apareceu na posição de número quatro de Não Ficção ao vender 1.355 cópias. A estreia do livro marca também o debut da Cobogó na lista. Ainda falando de Flip e da lista de Não Ficção, Aiton Krenak emplacou Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras), que ocupa a posição de número nove, com 774 exemplares vendidos. Fique comigo (HaperCollins), de Ayòbámi Adébáyò completa o time de estreantes da Flip, com 989 cópias, número suficiente para colocá-lo na posição de número nove da categoria Ficção.

Novidades de peso extra-Flip também. É o caso de Seja um líder de heróis (Gente), do especialista em gestão de pessoas, Leandro Moreira. Foram 2.246 cópias vendidas, o que levou o título estreante à posição de número sete da categoria Negócios e 15 da Lista Geral.

Em Ficção, além do livro de Ayòbámi Adébáyò, apareceram Stranger things: Raízes do mal (Intrínseca), de Gwenda Bond, em 16º lugar, com 775, e A última mulher (Companhia das Letras), de Luiz Alfredo Garcia-Roza, em 18º, com 644. Na 13ª posição de Não Ficção, também apareceu O caldeirão azul (Record), de Marcelo Gleiser, com 643.

Completando o time de novidades, três apareceram em Infantojuvenil: Diário de Rowley: Um garoto supimpa (VR), em 14º lugar, com 761 cópias vendidas; Vem comigo! (Pixel / Ediouro), de Juliana Baltar, em 16º, com 500, e Serafina e a capa preta (Valentina), de Robert Beatty, em 17º, com 433.

O Ranking Geral é liderado por A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 8.648 cópias vendidas na semana. O milagre da manhã (BestSeller / Record) se manteve na segunda posição, com 4.989, e Do mil ao milhão (HarperCollins) aparece em terceiro, com 4.586.

Já o Ranking das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 14 títulos nessa semana. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca aparecem empatados em segundo, com 10 e o bronze ficou com a Ediouro, que colocou oito livros na lista.

[19/07/2019 10:00:00]