Diante de ameaças e pressão, feira de livro de SC desconvida Miriam Leitão
PublishNews, Redação, 17/07/2019
Organizadores da Feira do Livro de Jaraguá do Sul dizem que não poderão garantir a segurança da jornalista, antes escalada para a programação do evento que acontece entre os dias 8 e 18/08

Miriam Leitão e Sérgio Abranches, seu marido, foram desconvidados da Feira do Livro de Jaraguá do Sul | © Leo Aversa
Miriam Leitão e Sérgio Abranches, seu marido, foram desconvidados da Feira do Livro de Jaraguá do Sul | © Leo Aversa
Na última segunda-feira (15), a Feira do Livro de Jaraguá do Sul, cidade do interior de Santa Catarina com população de 132,8 mil pessoas de acordo com o censo de 2010, divulgou a programação da sua 13ª edição. Lá constava os nomes da jornalista Miriam Leitão e do sociólogo e cientista político Sérgio Abranches, com quem Miriam é casada. Tão logo a programação foi às ruas, algumas pessoas da cidade catarinense questionaram a escolha de Miriam Leitão e fizeram uma petição on-line que recolheu mais de 3 mil assinaturas. No abaixo-assinado, os organizadores dizem discordar do “viés ideológico e posicionamento” da jornalista. Pelas redes sociais, internautas ameaçaram os convidados de morte e prometeram recebê-los com uma chuva de ovos.

Diante desse cenário, na terça-feira (16), a organização do evento decidiu desconvidar o casal. Em nota, o evento diz que nos seus 12 anos de existências, já enfrentou toda sorte de dificuldades – “de escassez de recursos financeiros até enchentes” – “mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”.

Ao portal NSC, o escritor Carlos Henrique Schroeder, curador do evento, disse se sentir envergonhado por dizer aos convidados que não poderia levá-los a Jaraguá do Sul “porque não tenho como garantir sua segurança”.

A Feira do Livro de Jaraguá do Sul acontece, mesmo com a sua programação desfalcada, entre os dias 8 e 18 de agosto.

[17/07/2019 10:00:00]