Apanhadão: Caderno inédito fala sobre a morte de Euclides da Cunha
PublishNews, Redação, 08/07/2019
E mais: Ferréz abre editora de HQs, morre o poeta Paulo Bomfim, Instituto Sócio-Ambiental faz doação para Museu Nacional e quadro de Clarice Lispector será leiloado nesta quinta (11)

Nova editora na área. O blog Página Cinco noticiou que o escritor Ferréz e o youtuber Thiago Ferreira criaram uma nova editora, a Comix Zone. Especializada em quadrinhos, ela chegará oficialmente ao mercado no dia 21 de julho com a graphic novel A canção de Roland, do canadense Michel Rabagliati, inédito no Brasil. A promessa é que ainda este ano a editora coloque na praça mais dois ou três livros de "autores inéditos e bem fora da curva”.

Faleceu neste domingo (7), aos 92 anos, o poeta paulistano Paulo Bomfim. Membro da Academia Brasileira de Letras, Bomfim tem mais de 30 livros publicados e, segundo o Estadão, estava internado com problemas renais. Amigo de Mário e Oswald de Andrade, de Tarsila e Anita Malfatti, Paulo Bomfim foi criado na casa do avô, Sebastião Lébeis, onde se reuniam Olavo Bilac, Guilherme de Almeida e a pianista Guiomar Novaes, entre outros.

Ainda no Estadão, um diário guardado por mais de 50 anos revela o profundo impacto que a notícia da morte prematura de Euclides da Cunha, aos 43 anos, teve na sua família. O tal caderno foi reencontrado em uma mala que estava guardada dentro de outra mala num apartamento do bairro da Aclimação, em São Paulo. Um dos textos traz uma data: 15 de agosto de 1909. Esse foi o dia em que Euclides da Cunha tentou matar Dilermando de Assis, amante de sua mulher, e acabou morto por ele. “São passados 50 anos e minha memória de velha incapaz de reter uma leitura de 50 dias atrás guarda viva a lembrança desse dia infeliz.” Assim começa o texto de Walinda da Cunha Vieira que, naquele longínquo ano da ‘tragédia de Piedade’, tinha 15 anos. A matéria completa você encontra clicando aqui.

Sonia Racy informou em sua coluna que o Instituto Sócio-Ambiental fez uma doação de 3.873 livros, 206 teses e 177 coleções de periódicos para o Museu Nacional, no Rio, destruído por um incêndio em setembro passado. O acervo voltado para a antropologia vai ajudar a recompor a Biblioteca Francisco Keller.

No Painel das Letras, destaque para um quadro pintado por Clarice Lispector que vai a leilão no Rio nesta quinta (11). A pintura que mede 30 cm por 40 cm tem lance inicial de R$ 8 mil. Clarice pintou cerca de 20 quadros e os doou a amigos e familiares --por isso é raro que cheguem a leilão.

Ainda na coluna, a Ubu lança na Flip o Circuito Ubu, clube de assinaturas e leitura da editora, voltado para textos de não ficção. O primeiro será A revolução das plantas, de Stefano Mancuso, sobre a neurobiologia dos vegetais.

Tags: Apanhadão
[08/07/2019 08:00:00]