Rosana Rios assume presidência da AEILIJ
PublishNews, Redação, 02/07/2019
Escritora de mais de 160 títulos na literatura infantil e juvenil assume o comando da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil

Rosana Rios toma posse como presidente da AEILIJ | © Acervo pessoal
Rosana Rios toma posse como presidente da AEILIJ | © Acervo pessoal
A autora e arte-educadora Rosana Rios (na foto acima) assumiu, nesta segunda-feira (1º), a presidência da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Membro-fundadora da entidade que completa 20 anos agora, Rosana pretender dar continuidade aos projetos que já vinham sendo tocados por Alex Gomes, que acaba de deixar o cargo. “A casa está em ordem e a associação está saudável. Continuaremos com os projetos que dão visibilidade aos associados, como o Anuário e o Prêmio AEILIJ. É importante ter um prêmio da nossa área. É um prêmio dos pares para os pares. A gente sabe do que está falando e conseguimos fazer uma boa curadoria dos livros [vencedores]”, disse Rosana ao PublishNews na manhã desta terça-feira.

Uma das bandeiras encampadas pela entidade no ano passado teve relação com outro prêmio, o Jabuti. Na última edição, o prêmio mais tradicional da literatura brasileira juntou numa mesma categoria a produção de livros Infantil e Juvenis. A mudança suscitou um levante de criadores, acabou com a demissão do então curador do prêmio e uma nova alteração no edital da atual edição (as inscrições se encerraram na última sexta-feira). “Com a chegada de Pedro Almeida [curador do Jabuti de 2019], a gente avançou um pouco, mas continuaremos batendo na tecla para tirar a ilustração de livros infantis do eixo técnico. Há muitos livros infantis que contam a história a partir da imagem. Precisamos continuar essa discussão e vamos continuar essa batalha”, completou.

Rios defende que os criadores da literatura infantil e juvenil respondem por grande parte da produção e da venda de livros no País e por isso precisam ser ouvidos tanto para a formação das políticas públicas do livro quanto pelo mercado. “É muito importante a gente frisar, nesse momento de crise, a importância dos autores de livros para crianças e jovens. Temos que reforçar q ideia de que se nós não formarmos leitores enquanto crianças, não teremos leitores adultos”, argumentou na conversa que teve com o PN.

Flávia Côrtes (vice-presidente), Andrea Viviana Taubman (tesoureira) e Shirley Souza (secretária) completam a chapa da nova gestão da AEILIJ.

Nesse ano, Rosana Rios completou 31 anos de carreira como escritora; tem 164 livros publicados por mais de 30 editoras.

[02/07/2019 08:00:00]