O que os oráculos e os especialistas têm a dizer sobre o futuro da indústria?
PublishNews, Leonardo Neto, 17/06/2019
Mesas na Casa PublishNews em Paraty vão reunir Bruno Mendes, Camila Cabete, Diego de Oxóssi, Mariana Rolier, Raphael Secchin e Zé Barrichello que vão dar os seus pitacos sobre como poderá ser o nosso futuro

Nos últimos anos, editoras ganharam concorrentes de peso na disputa pelo tempo do leitor; as cadeias de grandes livrarias parecem colapsar (não só aqui, é bom que se ressalte) e os modelos de distribuição e comercialização de livros parecem esgotados e precisam ser revistos. Diante disso, a indústria global do livro vive um grande ponto de interrogação: o que será do nosso futuro? Buscando dar respostas a essas perguntas, a Casa PublishNews em Paraty resolveu realizar a mesa Tirando a bola de cristal da gaveta: para onde vai o mercado editorial?, que será dividida em dois momentos na manhã do sábado (13). Na primeira parte, que começa às 10h30, Luciana Melo (PublishNews) conduzirá um papo que reunirá três especialistas em vidência: José Barrichello (Podcast do PublishNews) apresentará o mapa astral da indústria brasileira, enquanto Camila Cabete (Kobo) e Diego de Oxóssi (Arole) vão ler o que o tarô e os búzios dizem sobre o futuro da indústria brasileira.

Na segunda parte da mesa, a partir das 11h30, Bruno Mendes (#coisadelivreiro / PublishNews), Camila Cabete (Kobo) e Mariana Rolier (Storytel) vão fazer análises de tendências que apontarão o caminho da indústria nos próximos anos. Bruno vai falar sobre como novas tecnologias de gestão poderão mudar o modelo de negócios tal qual conhecemos hoje; Camila vai falar sobre tendências digitais e Mariana sobre como o editor deve se reposicionar não como editor de livros, mas editor de conteúdos, independentemente do suporte que esse conteúdo vai ser disponibilizado ao público. (vide o caso da série Orphan Black)

Indo por esse mesmo caminho, na quinta-feira (11), acontece o papo de boteco Tin-Tin por bit-bit: o que o digital está fazendo pelo mercado editorial e o que não fez ainda, com Raphael Secchin (Bibliomundi) e Leonardo Neto (PublishNews). O papo servirá de esquenta para o tradicional Happy Hour da Casa PublishNews.

A Casa dá as boas-vindas para a plataforma UmLivro que também será nossa parceira nesse ano. Além da solução de impressão por demanda, a Casa conta com o apoio da Livraria do Comendador, do Zel Café, da Bibliomundi, da Metabooks, da Feira do Livro de Frankfurt e das editoras Aller, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Labrador, Primavera Editorial e Tordesilhas. A Casa, que pela primeira vez faz parte da lista de casas oficiais da Flip, está de endereço novo: Rua Dr. Pereira, 396, a um quarteirão da Praça da Matriz, o epicentro da programação oficial da Festa.

[17/06/2019 10:00:00]