Sai desse lago, sai dessa escuridão e venha pra lista!
PublishNews, Leonardo Neto, 07/06/2019
Charlie Donlea, autor de ‘A garota do lago’, emplaca seu segundo livro na lista e se mantém na dianteira da categoria de Ficção

Charlie Donlea faz dobradinha na lista e lidera a categoria Ficção
Charlie Donlea faz dobradinha na lista e lidera a categoria Ficção
Charlie Donlea (na foto acima) foi um dos destaques da última edição da Bienal de São Paulo, em 2018. Essa ação fez parte de uma estratégia da Faro, sua casa no Brasil, de pavimentar uma estrada para o autor no País. “Foram três anos trabalhando o autor e seu público”, disse Pedro Almeida, publisher da Faro ao PublishNews. Os resultados começaram a aparecer. A garota do lago, seu primeiro livro lançado em 2016, estreou na lista em abril passado. Há três semanas, alcançou o topo da lista de Ficção e, desde então, não largou mais o osso. Nessa semana, foram mais 1.961 cópias vendidas. Pedro revela o segredo: “Desde o lançamento, vendemos 250 mil cópias de A garota do lago. O livro sempre tocou a lista, mas sem alcançá-la. Percebemos que não adiantava vender bem em uma rede e ignorar outra. Agora, fortalecemos [a presença do livro] em todas as redes e chegamos ao nosso objetivo”. E o sucesso de A garota do lago trouxe a reboque Uma mulher na escuridão, quarto livro da lavra do autor, que acaba de sair no Brasil pela Faro. Foram 413 unidades vendidas na semana de estreia, número suficiente para colocá-lo na 18ª posição da Lista de Ficção.

Os livros de Donlea não são os únicos que merecem destaque nessa semana. Em Negócios, estreou Como ficar rico ganhando pouco, de Diogo Gonçalves, que há 12 anos faz palestras sobre planejamento financeiro familiar e pessoal. Foram 1.751 cópias vendidas na semana, o que colocou o livro na sexta posição da categoria. E é uma estreia dupla, já que o título marca também a chegada da editora Quatro Ventos à lista.

Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos (Planeta), de Walcyr Carrasco, completa o time de estreantes da semana. O livro que reúne pensamentos extraídos das redes sociais do dramaturgo veio parar na 17ª posição da lista de Não Ficção, com 376 cópias vendidas.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista apresentaram queda de 7%. Negócios (-12%) e Autoajuda (-11%) foram as categorias que mais sentiram. Não Ficção (3%) e Infantojuvenil (2%) ficaram no azul.

O Ranking Geral voltou a ser liderado por A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 7.402 exemplares vendidos. O milagre da manhã (BestSeller / Record) ficou em segundo, com 5.168 e Brincando com Luccas Neto (Pixel / Ediouro) fechou em terceiro, com 4.418.

O Ranking Geral das Editoras segue liderado pela Sextante, com 13 títulos emplacados nessa semana. Em segundo lugar aparece o Grupo Companhia das Letras, com 11, e, em terceiro, a Intrínseca, com 10.

[07/06/2019 08:00:00]