Publicidade
Publicidade
Os quadrinhos e as feiras de livros
PublishNews, Cassius Medauar, 24/05/2019
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs

Sempre se vendeu HQs em Feiras de Livro. As Bienais são um bom exemplo. Mas, em meio a atual crise econômica e, especialmente, de distribuição, as editoras começaram a descobrir que a venda direta é um ótimo caminho neste cenário difícil e, juntamente com eventos específicos de quadrinhos, as Feiras de Livro podem ajudar bastante.

Aqui um parêntese sobre o mercado de quadrinhos brasileiro. Muitos autores independentes e editoras pequenas, desde sempre, basicamente sobrevivem por causa da venda em eventos e em suas lojas virtuais, ou seja, claro que já se sabia que vendas diretas eram fundamentais. Algumas editoras, inclusive, nem sofreram com a crise das grandes livrarias porque nem conseguiam vender nessas livrarias antes.

Várias dessas pequenas editoras já participavam de feiras de livro, e com bons resultados. Com a crise, especialmente a partir de 2018, outras editoras de HQs passaram a apostar suas fichas nessa nova frente e o retorno tem sido bem interessante, não apenas para as editoras, como também para as próprias feiras, editoras de livros e, é claro, os leitores.

As editoras de HQs estão conseguindo atingir uma parte do seu público que não estava mais conseguindo encontrar seus lançamentos. Já os leitores conseguem comprar HQs com grandes descontos, pois muitas dessas feiras chegam a ter regras de descontos de no mínimo 50%. E as feiras em si e as editoras de livros que delas participam também ganham, pois leitores que normalmente não frequentariam esses eventos acabam atraídos e, sem dúvida, gastam também com livros.

É claro que nem tudo são flores. A maior parte das editoras está em SP e acabo falando da presença em feiras em São Paulo. As pessoas nem sempre entendem o quão custoso é para uma editora participar de um evento fora do seu estado, e por causa desses custos (logística, pessoal, etc), raramente se vê isso acontecer. Mas com as condições e negociações certas, as editoras podem estudar ir para outros estados. Ou ainda fazer um acordo com uma loja parceira na cidade para que esta a represente.

O resumo da ópera é que não sabemos bem quais serão os novos modelos de negócio entre editoras e livrarias e nem quem sobreviverá á crise, mas a venda direta é um dos caminhos já sendo bem pavimentados, portanto é hora de prestigiarmos cada vez mais os eventos de livros e estreitarmos os laços entre mercado livreiro e de HQs. É um cenário onde todos ganham.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: Quadrinhos
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Não é a beleza mas sim a humanidade o objetivo da literatura.
Salamah Mussa
Jornalista egípcio (1887-1958)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar