Apanhadão: Cultura responde às denúncias de ex-funcionários
PublishNews, Redação, 29/04/2019
E mais: Manuscrito com a continuação de ‘Laranja Mecânica’ foi encontrado no Reino Unido; SP ganha clube de leitura para discutir a questão racial; Google Play divulga 10 audiolivros mais vendidos

Depois de ser acusada por ex-funcionários de constrangimento e demissões ilegais, a Livraria Cultura rebateu às críticas e publicou na última semana uma resposta oficial sobre o assunto. Segundo a Exame, a polêmica veio à tona depois de um texto no site Passa Palavra, que publicou relatos de três supostos ex-funcionários sobre situações de assédio moral, sobrecarga de trabalho, perseguição e ameaças de demissão por justa causa. Em seu comunicado a Cultura diz que os “relatos estão completamente distorcidos” e que “os casos citados ocorreram anos atrás” e “não se sustentam”. “Temos uma equipe maravilhosa e lojas lindas. Somos um time que gosta de trabalhar muito e continuaremos fazendo isso para entregar conhecimento e cultura para os brasileiros, além de um serviço incrível”, completa a nota.

A Flip (10 a 14/07) anunciou sua nona convidada confirmada: a israelense Ayelet Gundar-Goshen. A escritora, roteirista e psicóloga é autora de Uma noite, Markovitch, romance traduzido para 14 línguas e publicado no Brasil em março de 2018 pela Todavia. Baseado em uma história real, o livro acompanha o personagem Iaakov Markovitch, que viaja à Europa sob domínio nazista para resgatar uma jovem judia por meio de um casamento fictício. Além de Uma noite, Markovitch, ganhador do principal prêmio literário de Israel, o Sapir, Gundar-Goshen, Ayelet é autora de outros dois títulos, ambos sem edição no Brasil.

A Folha também entrou na onda dos desafios com livros no Instagram e propôs o Desafio da Literatura Brasileira. Funciona assim: a Folha convida o leitor a postar na rede social imagens de livros de autores brasileiros, de ficção ou não ficção, infantil ou não, que a pessoa já leu ou está lendo. Para participar é necessário usar a hashtag #MeuLivronaFolha no feed ou marcar a @folhadespaulo nos Stories. Os escolhidos sairão nas redes sociais e no jornal impresso.

Um manuscrito com a continuação de Laranja Mecânica foi encontrado no Reino Unido. Segundo o Estadão, intitulado The clockwork condition (A condição mecânica em livre tradução), o texto inacabado de 200 páginas datilografadas foi encontrado por Andrew Biswell, professor de literatura moderna da Metropolitan University de Manchester, nos arquivos do escritor Anthony Burgess. Para o pesquisador, Burgess escreveu The clockwork condition como "resposta ao pânico moral que rodeou a famosa adaptação cinematográfica de 1971 (...) que foi acusada de inspirar violentos delitos de imitação e proibida pelas autoridades locais no Reino Unido".

Na coluna da Babel a notícia de São Paulo ganhou um clube de literatura para debater a questão racial. O escritor, jornalista e um dos principais líderes abolicionistas do País, Luiz Gama (1830-1882) dá nome ao novo clube de Leitura da Biblioteca Mário de Andrade, parceria com o Instituto Luiz Gama. Em junho, o convidado será Silvio Almeida, que discutirá a obra de Gilberto Freyre.

O Google Play divulgou os seus 10 audiolivros mais vendidos neste ano até agora. Em primeiro lugar está A arte da guerra, de Sun Tzu; seguido por Ansiedade – Como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury; e em terceiro, Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck. A lista ainda conta com os três livros de Yuval Noah Harari: Sapiens, Homo Deus e 21 lições para o século 21.

N’O Globo, Ancelmo Gois adiantou que a Fundação Cesgranrio dará premiações de R$ 100 mil, cada, para a próxima edição do Prêmio Rio de Literatura. As categorias são Poesia, Prosa de Ficção, Ensaio e Novo Autor Fluminense.

[29/04/2019 06:00:00]