Pedro Almeida é o novo curador do Jabuti
PublishNews, Redação, 11/04/2019
Editor e colunista do PublishNews deverá responder pela 61ª edição do Prêmio

Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti | © Jailton Leal
Pedro Almeida é o novo curador do Prêmio Jabuti | © Jailton Leal
No conselho curador do Jabuti desde 2016 e com 26 anos de carreira, Pedro Almeida foi confirmado na manhã desta quinta-feira (11) como o novo curador da 61ª edição do prêmio realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). “Sinto-me honrado em ser o curador do Jabuti, e meu propósito é fazê-lo espalhar literatura pelo Brasil. Estou entusiasmado com a possibilidade de torná-lo um meio, cada vez mais expressivo, para a promoção da literatura, da leitura e dos livros, as ferramentas da Educação”, declarou o novo curador que é colunista do PublishNews desde 2011.

Por comunicado, Vitor Tavares, presidente da CBL declarou: “O Jabuti, em mais de meio século de existência, renova-se permanentemente, cumprindo sua missão principal de promover o livro, conferir visibilidade à produção editorial brasileira reconhecer talentos e revelar novos escritores. O mercado literário está em constante transformação, nesse sentido, ninguém melhor do que Pedro Almeida para esse novo momento do Prêmio Jabuti”.

Mariana Diniz Mendes, Marcos Marcionilo, Pedro Almeida, Camile Mendrot e Cassius Medauar compõem o conselho curador do Prêmio Jabuti | © Jailson Leal
Mariana Diniz Mendes, Marcos Marcionilo, Pedro Almeida, Camile Mendrot e Cassius Medauar compõem o conselho curador do Prêmio Jabuti | © Jailson Leal
Pedro é jornalista de formação e participou de curso de extensão em Marketing pela Universidade de Berkeley. Atua há 26 anos na gestão de editoras de pequeno e médio porte e foi publisher em grandes casas como Ediouro e LeYa, na área de ficção, não ficção e autoajuda. Atualmente é sócio da Faro Editorial.

Junto com o nome de Pedro, foram anunciados os novos membros do conselho curador que será composto por Mariana Diniz Mendes (a única que já fazia parte do grupo), Camile Mendrot, Cassius Medauar (também colunista do PublishNews) e Marcos Marcionilo. “Fiz a escolha do conselho pensando na dimensão do prêmio, nas diferentes áreas que ele avaliza. Trata-se de um conselho que reúne grandes profissionais, todos editores, que conhecem com profundidade a atividade de escolher, editar e produzir livros, que representam um amplo espectro das categorias presentes no Jabuti”, explicou Pedro.

Definições do calendário de inscrições e premiação deverão ser realizadas nas próximas semanas.

[11/04/2019 10:51:43]