Gráfica especializada em baixas tiragens e livros personalizados cresce
PublishNews, Leonardo Neto, 10/04/2019
Forma Certa amplia seu parque gráfico, compra novos equipamentos e espera dobrar a sua capacidade de produção. Diretor da empresa diz que há demanda: ‘Os editores entenderam que precisam imprimir se necessário e só o que é necessário’

A despeito da crise que levou a gigante RR Donnelley a pedir a sua autofalência, a Forma Certa, gráfica que se especializou na impressão de baixas tiragens e na solução de personalização de livros, está ampliando a sua capacidade de produção.

Em duas semanas, ela se muda para um parque gráfico em Barueri (Grande SP), quatro vezes maior do que o que ocupava no Jaguaré, na Zona Oeste de capital paulista. Com a mudança, veio a aquisição de equipamentos da HP com o qual a gráfica prevê dobrar a sua capacidade produtiva nesse ano. A previsão é que tudo esteja 100% instalado até o começo do próximo semestre.

Novo prédio da Forma Certa, em Barueri | © Divulgação
Novo prédio da Forma Certa, em Barueri | © Divulgação
De acordo com Fabrício Lemos, diretor comercial da casa, há uma demanda crescente na área editorial. “Os editores entenderam que precisam imprimir se necessário e só o que é necessário”, disse em encontro que teve com o PublishNews.

Work in progress: equipe instala novo equipamento com o qual a gráfica espera dobrar sua capacidade de produção | © Divulgação
Work in progress: equipe instala novo equipamento com o qual a gráfica espera dobrar sua capacidade de produção | © Divulgação
Além das baixas tiragens, o foco da gráfica está na impressão de materiais para grupos de educação e também nos livros personalizados, como é o caso dos pedidos que chegam via o Dentro da História, projeto que transforma pequenos leitores em personagens de livros da Turma da Mônica, da Patrulha Canina ou d'O show da Luna, por exemplo.

Com essa ampliação, Fabrício quer transformar a gráfica em “uma fábrica de livros mais automática e mais digital, que irá proporcionar aos nossos clientes redução de seus estoques”. Com os novos equipamentos e agora com mais espaço, ele espera automatizar todo o processo: “entrar com a bobina em uma ponta e sair com o livro pronto na outra, sem deixar de ter um atendimento personalizado e diferenciado, e esse é o nosso desafio”.

[10/04/2019 09:30:00]