No Dia Internacional da Mulher, Carolina Maria de Jesus estreia na lista
PublishNews, Leonardo Neto, 08/03/2019
‘Quarto de despejo’ faz companhia para ‘Grande sertão: veredas’, de Guimarães Rosa

Carolina Maria de Jesus escolhe justamente o dia da mulher para estrear na lista dos mais vendidos do PublishNews
Carolina Maria de Jesus escolhe justamente o dia da mulher para estrear na lista dos mais vendidos do PublishNews
Em fevereiro, as listas dos mais vendidos do PublishNews deu as boas-vindas para duas grandes estrelas da literatura brasileira. Marina Colasanti na lista semanal e Lygia Fagundes Telles, na Lista Nielsen PublishNews, aquela que compila os livros de autores nacionais mais vendidos no país. Agora, justamente no Dia Internacional da Mulher, quem chega para fazer bonito na lista é Carolina Maria de Jesus, que estreia com o seu livro Quarto de despejo (Ática). O livro, um compilado de diários de Carolina reunidos pelo jornalista Audálio Dantas, alcançou a posição de número 19 da lista de Não Ficção, com 311 cópias vendidas.

Nova edição de 'Grande sertão: veredas' chega à lista dos mais vendidos nessa semana
Nova edição de 'Grande sertão: veredas' chega à lista dos mais vendidos nessa semana
Quem também estreou na lista foi a edição da Companhia das Letras de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. A edição anterior, pela Nova Fronteira, já tinha figurado entre os mais vendidos do PN. Dessa vez, a narrativa de Riobaldo sobre as condições humanas no sertão apareceu em 19º lugar de Ficção, com 314 cópias. Ainda nessa categoria, estreou A caminho de casa (HarperCollins). A saga da cadelinha vira-lata Bella alcançou a 15ª posição, com 388.

A lista trouxe ainda mais duas novidades nessa semana. Em Autoajuda foi a vez de Por onde for o teu passo, que lá esteja o teu coração (Planeta). O novo livro do padre Fábio de Melo estreou bem, com 1.284 cópias, número suficiente para colocá-lo na 7ª posição da categoria. Na lanterninha da lista de Negócios apareceu pela primeira vez Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Sextante), com 321.

Embaralhou tudo no Ranking Geral que é liderado por O milagre da manhã (BestSeller / Record). Foram 7.689 cópias vendidas. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), acostumado com o peso do ouro no pescoço, ficou com a prata, com 7.571. Completando o pódio, Me poupe! (Sextante) teve 2.967 cópias vendidas na semana.

No geral e na comparação com a semana passada, a lista apresentou queda de 12% nos seus números de vendas. A queda foi sentida em todas as categorias, mas foi mais forte em Não Ficção (-18%), Negócios (-18%) e Ficção (-16%).

No Ranking Geral das Editoras, a Sextante segue absoluta, com 23 livros emplacados na semana. Grupo Companhia das Letras e Intrínseca dividem a prata, com 13 títulos cada. Completando o pódio e dividindo o bronze ficaram Gente, Grupo Editorial Record e Planeta.

[08/03/2019 10:26:00]