'A elite do atraso' foi atualizada
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/03/2019
Nova edição do livro de Jessé Sousa chega à lista em versão ampliada

Jessé Souza é autor de A elite do atraso
Jessé Souza é autor de A elite do atraso
Pela apuração do PublishNews, em 2018, os leitores brasileiros compraram mais de 58 mil exemplares de A elite do atraso – da escravidão à Lava-Jato (LeYa), de Jessé Souza. Agora, o livro foi revisto, ampliado e saiu por uma nova casa: o selo Estação Brasil, da Sextante. A elite do atraso – da escravidão a Bolsonaro estreia nessa semana na lista, com 299 cópias vendidas, número suficiente para colocá-lo na posição de número 19 da categoria de Não Ficção. O ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a propósito, pontuou com outro livro: A classe média no espelho (Estação Brasil / Sextante). Desse título, foram vendidas 325 cópias o que o colocou em 17º lugar da categoria.

Na comparação com a semana passada, essa apresentou queda de 6% nos números gerais. Autoajuda (-18%) foi a que mais sentiu. Queda também em Não Ficção (-8%) e Ficção (-3%). Infantojuvenil se manteve estável e Negócios (+7%) foi a única que cresceu no período. Um livro pode ter ajudado nisso. Quem pensa enriquece (Citadel), de Napoleon Hill, o mais clássico dos autores de autoajuda, chegou chegando, vendendo 1.398 cópias, o que o colocou na posição de número sete da categoria. Por muito pouco não foi parar na Lista Geral.

E por falar nele, o Ranking Geral segue liderado por A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 9.839 exemplares vendidos. Na vice-liderança permanece O milagre da manhã (BestSeller /Record), com 5.505. O terceiro lugar foi ocupado por Seja foda! (Buzz), com 4.467.

Além do novo de Jessé Souza e de Napoleon Hill, a lista trouxe outras cinco novidades. Em Autoajuda, estreou A morte é um dia que vale a pena viver (Sextante). Foram 987 cópias vendidas, o suficiente para colocá-lo em 8º lugar da categoria.

Novidades também em Ficção: Um estranho irresistível (Arqueiro / Sextante), de Lisa Kleypas, com 490 / 16ª posição, e Um beijo ou dois (Benvirá / Somos), de Fred Elboni, com 409 / 18ª.

Completando o time de novidades, A cinco passos de você (Globo Alt – 385 / 15ª) e Meu livro gigante do universo (Yoyo Books - 319 / 20ª) estrearam em Infantojuvenil.

Com 23 títulos emplacados nessa semana, a Sextante lidera o Ranking Semanal das Editoras. A Intrínseca aparece na segunda posição, com 12, e o Grupo Companhia das Letras, em terceiro, com 11.

Fevereiro

Já que março começa hoje, vamos dar uma olhada para o que aconteceu em fevereiro. A sutil arte de ligar o foda-se lidera também na Lista Mensal, com 40.340 exemplares vendidos. O milagre da manhã também ficou com a prata no mês, com 24.044 e o bronze ficou com Me poupe! (Sextante), com 15.751 cópias.

A Sextante foi a editora que mais emplacou livros em fevereiro. Foram 31 no total. O segundo lugar nesse Ranking Mensal das Editoras ficou com a Intrínseca, com 15. O bronze teve que ser dividido entre o Grupo Companhia das Letras e a Planeta, que emplacaram 12 títulos cada.

[01/03/2019 09:30:00]