Eliana Cardoso vence o 3º Prêmio Kindle de Literatura
PublishNews, Talita Facchini, 26/02/2019
Livro 'Dama de paus' foi o escolhido pelo juri e será publicado pela Nova Fronteira. Autora leva para casa R$ 30 mil.

A Amazon e Nova Fronteira anunciaram na manhã desta terça-feira, o vencedor da 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. Este ano o prêmio recebeu inscrições de 1.300 autores de todos os estados brasileiros que juntos publicaram mais de 1.500 romances inéditos. “No fundo, todos esses 1.300 autores já ganham por participar do prêmio, uma vez que os romances já estavam disponíveis para quem quisesse ler”, destacou Talita Taliberti, gerente para KDP da Amazon. Os títulos inscritos tiveram oito vezes mais visibilidade e geraram sete vezes mais downloads dentro do KDP, além disso, 28 deles chegaram aos 100 livros mais lidos da plataforma, informou a varejista. “Nossa tarefa é fazer chegar aos leitores esses textos de grande qualidade e é impressionante a maturidade literária que encontramos”, analisou Janaina Senna, editora de literatura nacional da Nova Fronteira.

A escolhida pelo júri nessa terceira edição do prêmio foi Eliana Cardoso, com o livro Dama de paus, que nas palavras de Janaina Senna “é um romance intenso e delicado que envolve e surpreende o leitor. No livro, a narradora retoma o velório de sua neta, Damiana, e intercala sua história e a história das filhas com a conversa sobre um crime acontecido há três anos que ouve pela porta entreaberta do seu quarto. Ao mesmo tempo em que ouve a conversa, Damiana lê o testamento deixado pela neta.

Eliana Cardoso | © Divulgação
Eliana Cardoso | © Divulgação

Para a jornalista e escritora Sonia Rodrigues, que fez parte do júri, Dama de paus é um livro enganador. “Parece que está ali uma mulher em um carteado e conforme vamos lendo, vemos os problemas de uma família e como as coisas não são como parecem ser”. Antonio Carlos Secchin, que também fez parte do júri pontuou que a obra de Eliana "é um exemplo superior de texto”.

Eliana – que pediu para o filho não a acompanhar na premiação por achar que não teria chance – decidiu publicar Dama de paus no KDP por querer ter controle sobre seu livro e poder acompanhar de perto sua repercussão. Ela leva para casa um prêmio em dinheiro de R$ 30 mil e um contrato de publicação com a Nova Fronteira para uma versão impressa do livro.

Talita Taliberti, Eliana Cardoso, Maria José Silveira, Bruno Loureiro Mahé, Maria de Regino, N.R. Melo, Janaina Senna e Sonia Rodrigues
Talita Taliberti, Eliana Cardoso, Maria José Silveira, Bruno Loureiro Mahé, Maria de Regino, N.R. Melo, Janaina Senna e Sonia Rodrigues

Entre os finalistas estavam estreantes como a professora fluminense N.R. Melo, autora de O som no fim do túnel, e a veterana Maria José Silveira, com Terra sem males: um romance fantasia. Além Bruno Loureiro Mahé, com O registro e Maria de Regino, com Três luas de verão e uma figueira encantada.

[26/02/2019 11:00:00]