Audiolivros ajudam HarperCollins a registrar receita recorde
PublishNews, Redação, 11/02/2019
O 12º maior grupo editorial do mundo viu suas vendas digitais crescerem 12% nos últimos seis meses de 2018. Muito desse crescimento foi, segundo a empresa mesmo diz, por conta dos audiolivros

A HarperCollins, 12º maior grupo editorial do mundo de acordo com o Global 50 – The Ranking of the Publishing Industry de 2018, registrou receita recorde no segundo trimestre de 2019. Para eles, o ano fiscal começa em julho. As receitas mundiais aumentaram 6% entre outubro e dezembro batendo o recorde de US$ 496 milhões, US$ 27 milhões acima do registrado em igual período do ano anterior. Os Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) cresceram 13%, totalizando US$ 88 milhões. No primeiro semestre fiscal, que foi de julho a dezembro, a empresa viu a sua receita crescer 5%, totalizando US$ 914 milhões e aumento significativo de 24% no seu EBITDA, fechando o primeiro semestre fiscal em US$ 153 milhões.

A razão para isso? Segundo analisa a própria empresa, esse crescimento foi atribuído às “maiores vendas em livros gerais e publicações cristãs, incluindo o sucesso de novos títulos Homebody, de Joanna Gaines, e The next person you meet in heaven, de Mitch Albom, bem como ao sucesso contínuo de Girl wash your face, de Rachel Hollis”. Mas mais do que isso. Ao comentar os resultados, Robert Thomson, CEO da News Corp, holding que detém, além da HarperCollins outras marcas como The Wall Street Journal e The Times, disse: “A HarperCollins teve um trimestre excelente, beneficiando-se do melhor conteúdo da categoria e do crescimento do segmento de áudio”.

Os livros digitais (incluindo nessa conta os audiolivros) representaram 17% das vendas da HarperCollins no trimestre. Isso representa crescimento de 12% em relação ao período correspondente do ano fiscal de 2018. No primeiro semestre fiscal (de julho a dezembro), as vendas digitais representaram 19% das receitas da empresa e isso representou crescimento de 12% em relação a igual período do ano anterior. Muito disso, diz a empresa sem dar detalhes, foi devido ao crescimento de audiolivros para download.

[11/02/2019 10:00:00]