Goiânia terá vigília de leitura
PublishNews, Redação, 31/01/2019
Intervenção urbana faz parte do projeto Leitura & Resistência, que abriga também a feira e-cêntrica. Programação começa na próxima segunda-feira (4).

Edição passada da feira e-cêntrica | © Layza Vasconcelos / Divulgação
Edição passada da feira e-cêntrica | © Layza Vasconcelos / Divulgação
A partir da próxima segunda-feira (04), Goiânia será palco da ação Leitura & Resistência, que contará com uma extensa programação de oficinas, debates, feira e uma intervenção urbana, intitulada #PovoQueLê, que levará para o ponto mais central da cidade uma vigília de 24 horas de leitura. A iniciativa é da NegaLilu Editora e da Casa da Cultura Digital.

Tudo começou em 2016, com o Mapa de Publicações Independentes, que hoje reúne o perfil de 86 pequenas editoras, seis coletivos e 284 autores independentes das cinco regiões do país. Do mapa, nasceu a feira e-cêntrica, que acontece, em 2019, debaixo do guarda-chuva da Leitura & Resistência. Nesse ano, estarão reunidas no Centro Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n, Centro) 76 expositores de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas bancas, além de livros, estarão zines, periódicos culturais e artes gráficas.

A jornalista e editora Larissa Mundim, da NegaLilu, ressalta que a iniciativa é mais do que uma feira de livros e quer ser “uma iniciativa de apoio à inovação no mercado editorial”, como disse ao PublishNews. “Começamos há quatro anos com o Mapa de Publicações Independentes, depois criamos a feira como ponto de encontro e debate. Em breve, teremos abertura de livraria. Toda esta movimentação busca articular editoras independentes, selos literários, coletivos criativos, publicadores e artistas gráficos a partir de uma visão do mercado livreiro renovado, considerando o redimensionamento do papel social de editoras, distribuidoras e livrarias; a valorização da propriedade intelectual; a revisão de processos produtivos; a busca de alternativas para circulação da produção gráfica-literária a inclusão de agentes sub-representados na cadeia produtiva do livro e o estímulo à leitura e a formação de leitores", resumiu.

A inovação, a propósito, está na programação da feira. A e-cêntrica receberá os editores João Varella (Lote 42 e um dos ganhadores do Prêmio Jovens Talentos de 2015), Lucas Gehre (LTG / DF) e Rachel Gontijo (A Bolha / DF) para um papo com Mundim no domingo (10), às 16h. A ideia é abordar as discussões sobre o livro, a leitura e a escrita.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

[31/01/2019 10:32:28]