Mais um livro volta às listas depois de sucesso na Netflix
PublishNews, Leonardo Neto, 18/01/2019
‘A mágica da arrumação’, que estreou na lista em 2015, volta a figurar entre os mais vendidos essa semana depois de lançamento da série de Marie Kondo no serviço de streaming

Sucesso no Netflix, sucesso nas livrarias: livro de Marie Kondo volta na lista depois de um ano longe dela | © Reprodução / Netflix
Sucesso no Netflix, sucesso nas livrarias: livro de Marie Kondo volta na lista depois de um ano longe dela | © Reprodução / Netflix
A japonesa Marie Kondo voltou a ocupar as rodas de conversas e os posts nas redes sociais. Isso porque recentemente a Netflix colocou no ar a série Ordem em casa protagonizada por ela. Isso fez o seu livro – A mágica da arrumação (Sextante) – voltar à Lista dos Mais Vendidos nessa semana. O título estreou na lista em 2015 e não aparecia desde março de 2017. Foram 382 cópias, número suficiente para colocar o livro na posição de número 17 da lista de Autoajuda. Foi um retorno tímido, mas que numa semana de poucas novidades, chamou a atenção da nossa redação. Curioso é que, pouco tempo depois do período de apuração da lista, o nome de Kondo alcançou os trending topics justamente por uma discussão sobre livros. É que ela declarou que mantinha em casa só 30 volumes e recomendou que as pessoas descartassem aqueles que não lhes traziam felicidade. Foi o suficiente para que a discussão tomasse proporções jamais imaginadas. Será que ela recomendaria a seus leitores-telespectadores a mesma coisa? Fica a pergunta no ar.

O topo do Ranking Geral segue dominado por livros de Autoajuda e de Negócios. Em primeiro lugar se mantém A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 8.771 exemplares vendidos. O segundo lugar ficou com O milagre da manhã (BestSeller /Record), com 7.129 e, completando o pódio, Seja foda! (Buzz), com 4.596.

Na comparação com a semana anterior, a lista apresentou 8% de crescimento nos números gerais de vendas. Destaque aqui para Negócios (+18%), Ficção (+17%) e Não Ficção (+11).

A única novidade da lista apareceu em Autoajuda: a edição econômica de Não leve a vida tão a sério (Sextante), que teve 373 cópias vendidas, o que colocou o título na posição de número 18 da lista.

O ouro do Ranking Geral das Editoras segue nas mãos da Sextante, com 26. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca sustentam a prata, com 14 títulos cada. O bronze ficou com a Gente e a Planeta, com sete títulos cada.

[18/01/2019 10:50:00]