A Kobo, primeira plataforma internacional de venda e leitura de e-books a aportar oficialmente no Brasil, é parceira da Livraria Cultura desde o seu primeiro dia de operação. Como fica essa relação agora com a Cultura em recuperação judicial, com o futuro incerto? Para falar sobre isso, Camila Cabete, responsável pelas relações da Kobo com editores no Brasil, foi a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana. Ela lembrou que a Cultura foi parceira exclusiva da Kobo só no primeiro ano de operação da plataforma no Brasil, mas, que, apesar disso, são parceiras “na saúde e na doença” e, portanto, estão fazendo que for possível para apoiar a rede a sair dessa crise. “A Kobo é uma empresa separada da Livraria Cultura. As vendas de e-books na Livraria Cultura são ‘powered by Kobo’, então, a gente tem uma integração com o site da Livraria Cultura e ela é conectada ao nosso sistema. Durante toda essa crise de falta de pagamento e tudo mais, a Kobo não sentiu. Estamos pagando normalmente os editores. A nossa vida continua. Quem tem contrato com a Kobo não ficou esperando pagamento atrasado. A gente faz a loja da Cultura, mas somos [acima disso] a Kobo Livros do Brasil”, disse no programa.
Camila falou ainda sobre a expansão dos negócios da empresa no País: “A gente cresceu menos do que esperava por conta da crise e por conta da Copa do Mundo. Mas nada disso foi crítico porque a gente tem uma estrutura muito enxuta no Brasil. A gente não está num desespero. Estamos vendo como podemos expandir nossos negócios no Brasil. É um momento de crise, mas é um momento muitas expectativas e oportunidades”, completou. Perguntada se essa expansão poderia se dar por meio de novas parcerias, Camila fez mistério, mas disse que talvez sim. “A gente tem mil coisas que a gente pode fazer”, disse.
Camila deixou escapar que a Kobo deve aportar em breve no Brasil com a sua loja de audiobooks. A plataforma já está em operação no Canadá, EUA, Holanda e Inglaterra. Seria mais uma plataforma internacional a engrossar o mercado de audiolivros no país, depois de Google e Storytel (sem contar na Audible, da Amazon, que ensaia a sua chegada já há bastante tempo).
No programa, Camila, que também é colunista do PublishNews deu seus pitacos sobre o andamento do livro digital no Brasil e de como imagina o futuro da profissão Editor. Ela participou ainda do giro de notícias ao lado da nossa equipe.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?