A Black Friday do déjà vu
PublishNews, Leonardo Neto, 30/11/2018
Vendas disparam e lista dá as boas vindas a 19 ‘novidades’, que não são exatamente novidades. George R. R. Martin é o destaque com a estreia de ‘Fogo & sangue’.

A lista dos mais vendidos do PublishNews, que consolida as vendas realizadas em 12 livrarias (confira a lista aqui), veio recheada de títulos que não são, assim, exatamente novidades nessa Black Friday. Apesar disso, as vendas cresceram, tanto em comparação com a semana passada (12%) quanto em relação à Black Friday do ano passado. Nossa equipe somou os números de vendas da Lista Geral desse ano. Dos Top20 da Black Friday foram vendidos 75.420 exemplares vendidos. No ano passado, essa mesma soma foi de 39.544.

George R. R. Martin | © Archipelacon / Henry Söderlund
George R. R. Martin | © Archipelacon / Henry Söderlund

Chama a atenção o crescimento robusto da Lista de Ficção (+135%). Nessa categoria, o destaque vai para a estreia de Fogo & sangue (Suma / Companhia das Letras), de George R. R. Martin. Foram 2.020 exemplares, número suficiente para colocá-lo na posição de número 10. A categoria recebeu outras quatro estreantes que não são exatamente novidades: as edições econômicas de Uma longa jornada e de Dois a dois (Arqueiro), ambos de Nicholas Sparks; Como eu era antes de você (Intrínseca), de Jojo Moyes, e A culpa é das estrelas (Intrínseca), essas duas com as respectivas edições que trazem a capa do filme. As edições originais desses livros são respectivamente de 2015, 2017, 2013 e 2012.

Black Friday ressuscitou velhas novidades também em Autoajuda. Foram sete estreantes. O mais recente (considerando o ano de lançamento da sua versão original) é de 2012. Destaque aqui vai para Augusto Cury. Ele emplacou sete títulos em Autoajuda, incluindo os estreantes Você é insubstituível – edição de luxo, A sabedoria nossa de cada dia – edição econômica, O mestre da vida – edição econômica, O mestre dos mestres – edição econômica, e O mestre do inesquecível – edição econômica. Todos eles publicados pela Sextante. São da Sextante os outros dois estreantes da semana: Mantenha seu cérebro vivo – edição econômica, de Lawrence C. Katz; e Pare de se sabotar e dê a volta por cima – edição econômica, de Flip Flippen.

Chamou a atenção também a dança das cadeiras na Lista Geral. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) continua sendo o livro mais vendido da semana, com 9.369 exemplares vendidos na Black Friday, mas O milagre da manhã (BestSeller / Record) subiu na lista e fechou a semana de promoções ocupando a posição de número dois, com 6.450 cópias vendidas. O poder da ação (Gente) completa o pódio, com 5.244. O “livrão” de Luccas Neto, que há muitos meses frequenta o pódio, foi parar na sétima posição, com 4.001.

O Ranking das Editoras, como não poderia deixar de ser, continua liderado pela Sextante, que emplacou 26 títulos nessa semana. A Intrínseca ficou em segundo, com 14. Ciranda Cultural e Planeta completam o pódio, com oito títulos cada.

[30/11/2018 08:48:00]