A crise não é do livro!
PublishNews, Redação, 28/11/2018
Editores recorrem a suas redes sociais para lançar campanhas e manifestos em favor dos livros nesse momento de crise de Cultura e Saraiva

A crise das duas maiores redes de livrarias do país acendeu uma luz de alerta em todo o mercado editorial. Como manter esse mercado vivo e o leitor interessado? Nesta quarta, Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras, escreveu uma carta aberta para pedir que editores, livreiros, autores e todos os envolvidos nesse mercado procurem soluções criativas e idealistas neste momento. “Cartas, zaps, e-mails, posts nas mídias sociais e vídeos, feitos de coração aberto, nos quais a sinceridade prevaleça, buscando apoiar os parceiros do livro, com especial atenção a seus protagonistas mais frágeis, são mais que bem-vindos: são necessários. O que precisamos agora, entre outras coisas, é de cartas de amor aos livros”, escreveu, acrescentando ainda a importância de não se esquecer das livrarias menores. “Aos que, como eu, têm no afeto aos livros sua razão de viver, peço que espalhem mensagens; que espalhem o desejo de comprar livros neste final de ano, livros dos seus autores preferidos, de novos escritores que queiram descobrir, livros comprados em livrarias que sobrevivem heroicamente à crise, cumprindo com seus compromissos, e também nas livrarias que estão em dificuldades, mas que precisam de nossa ajuda para se reerguer”. À frente de uma das maiores editoras do Brasil, Schwarcz apela em nome também das pequenas empresas do ramo ao dizer: "Divulguem livros com especialíssima atenção ao editor pequeno que precisa da venda imediata para continuar existindo, pensem no editor humanista que defende a diversidade, não só entre raças, gêneros, credos e ideais, mas também a diversidade entre os livros de ambição comercial discreta e os de ambição de venda mais ampla". No mesmo dia em que Schwarcz publicou seu pedido, Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, lançou a campanha #DesafioDasLivrarias nas redes sociais. A proposta é simples: ir à uma livraria, comprar um livro, desafiar seus amigos a fazer a mesma coisa e postar nas redes sociais.

[28/11/2018 08:00:00]