Apanhadão: livro foi o produto mais procurado na Black Friday
PublishNews, Redação, 26/11/2018
E mais: Como o acordo com a Saraiva pode prejudicar a Cultura, Balada Literária 2019 homenageia Paulo Freire e Todavia prepara biografia do educador

Neste final de semana, o Estadão publicou uma matéria sobre como o acordo com a Saraiva pode complicar a situação da Cultura. Segundo o texto, na última sexta, as editoras aceitaram adiar o recebimento de débitos antigos da Saraiva, mas exigiram garantias claras daqui para frente. Pelo acordo, todos os livros enviados à Saraiva deverão ser pagos à vista e um contrato parecido, com garantias claras de recebimento, é esperado também da Cultura. No entanto, um ponto dificultaria a construção de um entendimento: a situação de caixa da rede da família Herz, que não permitiria pagamentos imediatos de grande porte. Outra questão que pesaria contra a companhia seria o próprio acordo com a Saraiva. Embora resolva apenas o problema de curto prazo relacionado às vendas de fim de ano, ele tira das editoras uma pressão muito maior do que a exercida pela Cultura, que não tem uma presença tão grande no país quanto a Saraiva.

Sobre a Black Friday, o livro foi o produto mais procurado pelos internautas. Segundo a matéria d'O Globo, no Twitter, tuítes em que houve associação do evento de compras a produtos, os livros dispararam na preferência do público, seguidos por roupas e eletrônicos. O levantamento, feito pela empresa de marketing de influência Airfluencers, fez a análise de 77.633 mil publicações no Twitter, no período entre 29 de setembro e 21 de novembro.

Já a coluna da Babel adiantou que a Balada Literária de 2019 irá homenagear Paulo Freire. No próximo ano, o evento acontecerá em setembro, de 4 a 8, para terminar no Dia Mundial da Alfabetização e irá também homenagear a Venezuela. E no Reino Unido, acaba de ser inaugurada uma livraria on-line dedicada a livros infantis e juvenis com personagens negros, asiáticos e de outras minorias não brancas (Bame, na sigla em inglês): a Happy To B ME.

Paulo Freire também foi assunto para Ancelmo Gois. O “coleguinha” adiantou que a Todavia prepara para maio de 2019 uma biografia do famoso educador. O livro será assinado pelo professor e educador Sérgio Haddad. Freire é conhecido no mundo inteiro, onde é também é santificado e satanizado. Seu livro Pedagogia do oprimido foi o único livro brasileiro citado no projeto “Open Syllabus”, que lista os 100 títulos mais pedidos nas livrarias das universidades dos EUA.

Tags: Apanhadão
[26/11/2018 06:00:00]