Publicidade
Publicidade
Precisamos falar sobre consignação
PublishNews, Julio Silveira, 08/11/2018
Para Julio Silveira, o primeiro passo para sair da crise é afastar-se do que não funciona

Na matéria sobre a tensa situação das duas maiores redes, que, segundo o reticente título dado pelo PublishNews, estariam “dando os primeiros passos sobre como pretendem sair da crise”, chamou a atenção a promessa de interromper um modelo de negócios que “já não é interessante nem para a livraria, nem para os fornecedores”. A consignação. Para quem acompanha o mercado editorial brasileiro nas últimas décadas, contestar ou mesmo pôr em dúvida um sistema tão entranhado soa como uma blasfêmia. Foi preciso chegar ao extremo da crise, onde estão em risco talvez 40% do faturamento das editoras, para nos darmos conta de que o modelo não funciona mais.

Como a maioria dos venenos, a consignação não passa de um remédio: o problema é a dosagem. Bem administrada, ela ajuda a viabilizar as livrarias e ampliar a bibliodiversidade. O modelo da consignação pode ter mesmo salvo o mercado brasileiro, à época em que foi implementado. Estávamos no começo dos anos 1990, tempos pré-Plano Real, quando mal se sabia qual era a moeda circulante (Cruzado novo? Cruzeiro?), quanto mais fazer planejamento financeiro. O importante era botar a bola para rolar (e o estoque a girar) e isso a consignação resolveu.

Depois que o país foi minimamente estabilizado e mesmo quando o mercado editorial passou por (fugazes) momentos de euforia, a consignação manteve-se como a praxe de mercado, segundo um racional de “não vamos mexer no que está funcionando”. Porém quando o país parou de crescer e o mercado de funcionar, os problemas ficaram mais visíveis.

A consignação oferece um alívio imediato com complicações a longo prazo. Ela estimula a lógica (ou melhor, a fé) de que "aumento da oferta gera aumento da demanda" e deflagrou uma guerra de trincheiras nas estantes, com editoras publicando mais títulos e maiores tiragens ("ah, mas diminui o custo unitário!") só para ocupar espaço da concorrente.

A miragem do “estoque financiado pelo fornecedor” que chegava em quantidade cada vez maior levou (certas) redes de livrarias a uma expansão desmesurada. Os livros vinham “sem custo”, mas os quilômetros de prateleiras eram bancados pelas livrarias. (Cumpre lembrar que essa expansão foi um “investimento” do governo que, à guisa de fomentar “campeãs nacionais”, acabou jogando na lona as livrarias de bairro). Já do lado dos editoras a miragem de um escoamento fácil dos livros incentivava a publicação de milhares de títulos para “aumentar” as chances de que um desses fosse o best-seller a redimir o caixa (como se para achar a agulha bastasse pôr mais palha no palheiro).

A longo prazo infectaram-se as três bases do mercado: as 1) livrarias não conseguem manter os quilômetros de prateleira reservados ao "acervo sem custo" e ou fecham ou estrangulam com margens e condições draconianas as 2) editoras, que ficam exauridas por investir em tiragens quixotescas que serão (quem sabe) pagas quando (sabe-se lá) entrarem as receitas do que foi consignado e (esperemos) efetivamente vendido aos 3) leitores, que são obrigados a pagar um preço de capa com multiplicador infinito para poder embutir os custos da irracionalidade de um sistema financeiro mais lastreado no wishful thinking do que nos rudimentos da Economia.

Não dá para imputar só na consignação a culpa pelo fechamento das livrarias. São seus cúmplices os câmbios culturais e tecnológicos que deslocaram a livraria da posição de o “lugar do mercado” do livro, agora compartilhada por “marketplaces” que apenas intermedeiam a venda, sem embalar um volume sequer, além da concorrência com livros eletrônicos e sonoros e ainda com o que nem é livro, como os games, vídeos em stream, memes no WhatsApp… (isso para não falar da onda recém-eleita que encara o livro como ameaça).

Uma vez que “verbalizamos” os males, podemos enfim dar os “primeiros passos” para a cura — isso se ainda houver tempo. Considerando que o mercado do livro ainda não está desenganado, proponho que paremos de nos enganar com paliativos que só fazem esticar a agonia, especialmente aqueles que dependem de leis ou ações(?) do Governo(?). Ao comentar a proposta que o SNEL fará às livrarias em questão, o presidente Marcos Pereira afirmou que “nenhuma decisão individual conseguirá salvar as empresas. Mais do que nunca, as editoras devem agir em conjunto para conseguir reverter esse quadro”. Não é hora mesmo de individualismos, só pode descobrir como sair da crise quem entrou nela: as livrarias e editoras. Uma só estará bem quando a outra também estiver, portanto a questão é trabalharem juntas, para descartar o que não funciona mais e reescrever um modelo de negócios que esteja menos agoniado para sair da crise atual e mais interessado em blindar contra crises futuras.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um.
Mário Quintana
Poeta brasileiro (1906-1994)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar